A Gartner publicou os resultados do mercado de smartphones tanto do último trimestre de 2017 quanto do ano passado inteiro. Focando apenas nos meses de outubro e dezembro, o mercado como um todo apresentou retração em relação ao mesmo período do ano anterior. No comparativo, o último período trouxe diminuição de 5,6% no volume de vendas em relação a 2016.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como não podia deixar de ser, quem dominou o mercado no setor foi a Samsung, com uma fatia de 18,2% do mercado. Ela superou por pouco o desempenho de sua principal rival, a Apple, que ficou com 17,9% do setor. Apesar disso, a diferença entre as duas é maior do que a do mesmo período em 2016, quando ela tinham uma fatia do mesmo tamanho (17,8%). Complementam as cinco primeiras posições as chinesas Huawei (10,8%), Xiaomi (6,9%) e Oppo (6,3%).
O grande desempenho aqui é o da Xiaomi: no último trimestre de 2016, a chinesa tinha somente 3,6% do mercado mundial de smartphone, ou seja, ela praticamente dobrou o seu alcance de um ano até o outro. As demais companhias do top 5 apresentaram uma progressão mais controlada, digamos assim, conforme é possível notar na tabela abaixo.
Falando no agregado geral de 2017, a Samsung continua reinando soberana e viu a sua distância para a Apple aumentar um pouco. A fatia de mercado da gigante de Seul foi de 20,5% ao final de 2016 para 20,9% ao término do ano passado. Por sua vez, a Apple caiu de 14,4% para 14% no mesmo período.
A Huawei, terceira maior fabricante de smartphones do planeta, cresceu de 8,9% para 9,8%. Em quarto lugar está a Oppo, que saltou de 5,7% para 7,3%, enquanto a Vivo pulou de 4,8% para 6,5% e fecha as cinco primeiras posições. Como é possível notar, o desempenho da Xiaomi nos últimos três meses do ano passado não foi suficiente para recolocá-la entre as cinco principais do mundo no total de 2017.
Android domina
Quando o termo avaliado é o sistema operacional, o Android segue imbatível e vendo o iOS cada vez mais longe. O sistema da Google já havia terminado 2016 marcando presença em 84,8% dos smartphones, mas o ano passado terminou ainda melhor: sua fatia de mercado aumentou para 85,9%.
O iOS segue a mesma leve queda da Apple, ou seja, caiu de 14,4% para 14%. Outros sistemas operacionais agora atuam em apenas 0,1% do mercado mobile.
Fontes
Categorias