O Galaxy S8 já está no mercado faz alguns meses, mas continua sendo considerado um dos melhores e mais poderosos smartphones disponíveis até hoje. Além do desempenho ótimo, da câmera excelente e do design belíssimo, agora ele ganhou o reforço dos comandos de voz da assistente da Samsung, a Bixby, que já estão disponíveis no mundo inteiro – pelo menos nos idiomas coreano e inglês.
Agora que já fizemos uma análise completa da versão atualizada do dispositivo – que você pode conferir clicando aqui –, podemos apresentar os principais pontos negativos e positivos do atual top de linha da empresa da Coreia do Sul. Será que, do jeito que está agora, o S8 consegue aumentar o seu destaque com relação aos principais concorrentes? Confira agora os contras e prós do celular.
Contra 1: escorregadio e frágil
Se por um lado o design do Galaxy S8 é bonito e único, pelo outro lado ele vem acompanhado por algumas fraquezas. A primeira é que o aparelho é bem liso, então não demora muito para ele acabar escorregando da sua mão ou deslizando do seu colo rumo ao chão assim que você vacilar.
No entanto, isso nem seria tão grave se não fosse o segundo problema, que é o fato do S8 ser um dos celulares mais frágeis que existem, pelo menos de acordo com a maioria dos especialistas internacionais. Ou seja, se você quiser garantir sem sombra de dúvidas que vai manter seu investimento protegido, é praticamente obrigatório usar uma capinha.
Contra 2: áudio mal posicionado
Por mais que o alto-falante do Galaxy S8 consiga atingir volumes fortes sem distorcer muito o áudio, a posição dele não ajuda nada. Como a saída de som fica na parte de baixo do aparelho, é bem fácil acabar a cobrindo com a mão, e aí fica difícil ouvir alguma coisa quando você for jogar ou ver vídeos no modo paisagem. Pelo menos a Samsung incluiu excelentes fones de ouvido da AKG na caixa do celular.
Contra 3: localização ruim do sensor de digitais
O sensor de digitais do S8 fica na traseira, logo ao lado da câmera. A posição é pouco intuitiva, então é mais fácil você acabar colocando o dedo na lente da câmera do que acertando o leitor de primeira. Isso, no entanto, não quer dizer que o leitor biométrico é ruim. Quando você acerta a posição, ele funciona muito bem. Além disso, fica mais difícil errar a localização se você usar uma capinha – coisa que já dissemos aqui que é praticamente uma obrigação de qualquer forma.
Contra 4: falhas no leitor de íris e no reconhecimento facial
Além do sensor de digitais, o S8 vem com outras opções de desbloqueio por biometria. Uma delas é o leitor de íris, que é bastante seguro e ágil – quando funciona. De vez em quando, a iluminação do ambiente acaba atrapalhando, situação em que o desbloqueio demora tanto para funcionar que seria mais rápido desenhar o padrão na tela.
Outra opção é o reconhecimento facial, que funciona com grande agilidade o tempo todo. No entanto, a própria Samsung reconhece que essa opção não é a mais segura – e já houve casos de pessoas que conseguiram enganar o celular usando fotos ou vídeos em que o rosto do dono aparece. Nós mesmos conseguimos fazer isso com o S8+ há alguns meses, mas o mesmo artifício não deu certo com o S8 agora. Em todo caso, é melhor usar os outros métodos de biometria.
Contra 5: preço difícil de engolir
Já passaram alguns meses desde o lançamento, mas a Samsung ainda não reduziu o preço oficial do S8 no seu site. Por lá, o aparelho continua custando R$ 4 mil, o que é um valor bem caro e não recomendado para a maioria dos brasileiros. Pelo menos já dá para encontrar várias promoções com o dispositivo, então o jeito é ficar esperto para quando aparecerem bons descontos – como é o caso dos links no fim deste texto.
Pró 1: câmeras excelentes
Mesmo sem ter um sistema duplo na traseira, o S8 vem com uma das melhores câmeras entre os smartphone atuais. O sensor dual-pixel de 12 MP tem uma abertura f/1.7 – e por isso consegue fazer fotos excelentes em lugares claros, escuros ou à meia-luz. Além disso, o autofoco e a velocidade dos cliques estão entre os mais rápidos em um celular, e as cores também saem muito boas nas imagens.
Nas selfies, o sensor frontal de 8 MP faz um trabalho excelente em lugares claros e também se dá bem em ambientes escuros, mesmo sem contar com um flash LED. Caso a situação aperte, a tela pode quebrar um galho e servir de flash frontal. Por fim, vale falar também que os vídeos em 4K saem muito bons e a estabilização de imagens ajuda a eliminar balanços leves.
Pró 2: design único
O design do S8 o torna um dos smartphones mais bonitos que você pode comprar hoje – e não, a Samsung não nos pagou para escrever isso. As bordas reduzidas e as curvas do conceito Infinity Display não só embelezam o aparelho, mas também tornam ele gostoso de segurar e garantem um visual único, bem difícil de confundir com outros smartphones.
Pró 3: desempenho de ponta
Por mais que o chip Exynos 8895 Octa do S8 seja um pouco mais fraco do que o Snapdragon 835 dos rivais, o top de linha da Samsung consegue ter um desempenho ótimo mesmo assim. Todas as tarefas são executadas com muita rapidez, e o aparelho consegue lidar com todo tipo de tarefa sem o menor problema. Mesmo os jogos mais pesados e com gráficos exigentes rodam sem qualquer sofrimento e sem fazer o celular esquentar.
Pró 4: novidades da Bixby
Quando o S8 foi revelado oficialmente, a Bixby foi um dos pontos de destaque, mas a Samsung acabou lançando o aparelho sem uma das funções mais interessantes da assistente: os comandos de voz. Agora, essas funções foram liberadas e finalmente fazem a Bixby ser mais do que só uma versão capada do Google Now.
Com a novidade, você pode dar ordens complexas de forma natural, e a assistente executa todas elas muito bem. Uma pena que por enquanto isso só funciona em inglês e coreano, o que continua sendo uma barreira para muitos brasileiros. No entanto, a Samsung já nos confirmou que está trabalhando para trazer incluir o nosso idioma.
Pró 5: progresso no software
Um dos pontos fracos dos aparelhos da Samsung sempre foi a interface pesada e cheia de problemas da TouchWiz. No S8, a empresa tomou jeito e deixou o sistema muito mais leve e ágil. Várias modificações ainda estão lá, mas a experiência ficou um pouco mais próxima do Android puro, e agora o usuário tem mais controle sobre o sistema e os aplicativos pré-instalados – o que é ótimo e ajuda a agradar tanto que é quanto quem não é fã da coreana.
-----
E aí, o que você achou dos prós e contras do Galaxy S8? Mande a sua opinião nos comentários abaixo e aproveite para conferir os links a seguir se quiser encontrar o aparelho com preços legais.
Opções de compra
- Melhores preços para o Galaxy S8: https://goo.gl/DE4uvn
Categorias