Já não é de hoje: o mercado está mudando e o modo de realizar pagamentos também. Carteiras digitais têm ganhado destaque junto com os aplicativos de pagamento que não param de surgir e se aperfeiçoar — incluindo Android Pay, Samsung Pay, Apple Pay e vários outros.
E um estudo realizado pelas instituições PRIME Research e Synthesio — encomendado pela Mastercard — mostra bem isso. Analisando cerca de 3,5 milhões de threads em redes sociais durante o ano de 2016, a pesquisa concluiu que mais de 75% dos assuntos relacionados a compras e transferências.
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No documento publicado pela Mastercard também são mostradas quais as tendências de adoção das novas ferramentas. A aceitação de novas carteiras digitais, por exemplo, gerou mais de 2 milhões de menções no período analisado.
Indo além, inteligência artificial e assistentes de casas conectadas também foram muito citadas pelos consumidores. Quanto a equipamentos vestíveis, tem sido crescente o interesse por mecanismos que permitam o pagamento “sem costuras” — usando pulseiras ou relógios para pagar algo depois de um exercício, por exemplo.
Segurança é essencial
Como você já deve imaginar, a necessidade de ampliar a segurança dos consumidores também é evidente. De acordo com a pesquisa, 43% dos consumidores expressa interesse em sistemas de autenticação por biometria ou similares para evitar fraudes. A Mastercard ainda cita o sistema Identity Check Mobile, que usa fotos para autenticar pagamentos. No topo do texto você pode acompanhar um infográfico completo que mostra um pouco mais disso tudo.
Fontes