Fonte da imagem: Reprodução/YouTube
Esta semana, Raul Rojas, professor da Universidade Livre de Berlim, anunciou a evolução de um projeto desenvolvido por sua equipe: o controle de objetos com a mente pode estar mais perto do que se imaginava até agora. Já é possível dirigir um carro sem tocar no volante, apenas por meio de sensores integrados a um software instalado em um notebook.
Os estudos prometem trazer um grande impacto na ciência, já que o sistema possibilita que pessoas com paralisia tenham total controle de itens à sua volta. Um tipo de capacete, equipado com sensores eletroencefalográficos, tem a função de captar as ondas cerebrais do condutor, enquanto um programa, desenvolvido especialmente para o projeto, capta os resultados, transformando-os em comandos para o carro.
O funcionamento do sistema exige que o automóvel utilizado também seja totalmente adaptado, trazendo uma série de sensores e câmeras. As informações retidas pelo capacete são transmitidas ao carro por meio de componente drive-by-wire.
Para controlar o automóvel sem correr riscos, o usuário deve realizar uma série de treinamentos, até que esteja apto a dirigir com o poder da mente. Os testes prévios também são feitos com a intenção de calibrar o programa, para que a interpretação dos padrões cerebrais seja correta.
A pesquisa está em fase de testes e os desenvolvedores afirmam que ainda existem pequenos atrasos entre o comando dado pelo cérebro e a ação tomada pelo carro. Rojas alerta que o protótipo ainda não está pronto para tornar-se um projeto comercial, porém, ele ressalta que este pode ser um grande passo para se obter um controle total de objetos por meio da mente.
Categorias