Se você acha que abrir um Johnnie Walker Blue Label é sinônimo de requinte, imagine se o uísque vier engarrafado em uma “smartbottle”, ou garrafa inteligente — o recurso deve agregar valor ao camarote, não?
Isso será possível graças à parceria da Diageo, uma das maiores fabricantes de bebidas destiladas do mundo; da Thinfilm, empresa de eletrônicos impressos; e da Evrythng, empresa de identificação e autentificação.
A iniciativa permitiu gerar recursos que poderão ser ativados por novas etiquetas OpenSense NFC usando um smartphone. As novidades acompanharão as garrafas e, usando qualquer aparelho conectado à internet, será possível visualizar se o selo do produto foi corrompido em algum momento de seu transporte.
É mais do que segurança... É marketing!
Além do transporte seguro dos lotes das bebidas, os clientes também poderão “brincar” com a tecnologia. A etiqueta é presa debaixo do rótulo na parte de trás do pescoço da garrafa, como mostra a imagem abaixo:
Usando um smartphones habilitado para NFC, o cliente receberá mensagens, e o conteúdo delas dependerá de onde a pessoa estiver — se forem lidas de dentro da loja, antes de o produto ser comprado, podem revelar alguma ação promocional. Após adquirir o uísque, as mensagens mudarão, oferecendo algumas receitas de coquetéis ou outras informações relacionadas à bebida.
De acordo com a diretora do time de inovação da Diageo, Helen Michels, as garrafas inteligentes poderão ser um marco tecnológico na indústria de bebidas, e a parceria com a Thinfilm traz mais segurança para os distribuidores e inovação para os clientes.
Fontes
Categorias