A Lei de Moore surgiu em 1965 através de um conceito estabelecido por Gordon Earl Moore. Tal lei dizia que o poder de processamento dos computadores dobraria a cada 18 meses. Vale frisar que, de modo algum, Gordon queria referenciar a sua empresa (Gordon é co-fundador da Intel), pois ele não tinha como ter certeza que a empresa conseguiria evoluir em tal ritmo.
Não há como dizer que esta lei vá perpetuar por muito mais tempo, mas até agora ela tem sido válida. Atualmente sabe-se que um dos computadores mais rápidos do mundo é o AMD Frontier, o qual tem a capacidade de 1.102 Exaflop/s. Se compararmos este número às atividades do ser humano, seria como dizer que nossos órgãos sensoriais calculam as atividades e as realizam com a mesma grandeza.
A comparação supracitada realmente é real, pois em um teste realizado pelo grupo Los Alamos — grupo de pesquisadores que tinham parceria com a IBM no antigo projeto do Roadrunner —, conseguiram realizar em uma simulação o mesmo número de cálculos que nosso cérebro executa durante a audição ou a locomoção.
Tais experiências são de suma importância, visto que podem ser de grande ajuda na medicina para auxiliar inúmeros tratamentos e na ciência para melhores estudos do corpo humano.
O Frontier é considerado um dos computadores mais rápidos da atualidade e já deixou inúmeros concorrentes para trás.Fonte: Frontier
A Lei de Moore antecipou a ideia de popularização dos computadores
É isso mesmo! Segundo a lei formulada por Gordon Moore, a tecnologia utilizada nas máquinas se tornaria mais cara com o passar do tempo, porém a quantidade de computadores vendidos seria tanta que os consumidores pagariam valores menores.
E realmente isso aconteceu. A indicação feita em 1965 é comprovada nos dias de hoje, visto que os dispositivos se tornaram parte fundamental da sociedade. Sem contar com a evolução tecnológica como um todo, sendo possível o acesso de mecanismos parecidos com computadores até na palma da nossa mão.
Gordon Moore, conhecido também como "profeta da tecnologia", foi co-fundador da Intel e também criou a Lei de Moore.Fonte: NPR
Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no TecMundo para ficar por dentro de tudo que acontece no universo da Tecnologia. Até mais!
Categorias