Como é tradicional nesta época de Festas, diversas pessoas aproveitam o fim do ano parar refletir sobre suas ações e as decisões que tomou ao longo dos últimos tempos. Sendo assim, nada mais legal do que ver que alguns desses atos realizados pela comunidade gamer fizeram uma diferença real na vida de muitas pessoas. Pois é, estamos falando de um marco atingido pelo pessoal do Humble Bundle, que divulgou hoje (17) que o serviço já doou mais de US$ 50 milhões para a caridade – cerca de R$ 136 milhões.
A primeira ação do site ocorreu em maio de 2010, o que significa que já há mais de quatro anos a equipe do Humble Bundle vem oferecendo diversos títulos a preços baixíssimos, ao mesmo tempo em que incentiva o mercado, dá suporte aos pequenos estúdios de jogos e ajuda os necessitados. Isso é possível graças ao ousado sistema de pagamento da plataforma, que permite que os consumidores paguem o quanto quiserem, desbloqueando mais produtos se desembolsarem mais do que a média de colaborações até o momento.
Todo o esquema depende da boa-fé dos usuários do serviço, que podem escolher o quanto de dinheiro é envolvido na compra – podendo ser um valor tão baixo como um mísero dólar. Como os clientes já estão acostumados com o sistema, os preços começam bem baixos e, conforme o pacote se populariza, os números vão se elevando, mas sem deixar de ser uma promoção tentadora na maioria das vezes.
Além disso, no momento de fechar o negócio, você pode decidir qual a porcentagem da grana que vai para cada parte envolvida no processo. Os valores padrões são 65% para os desenvolvedores, 20% para a caridade e 15% para a empresa responsável pelo Humble Bundle. Apesar de uma parte dos compradores não mexer nessas parcelas, quem se envolve mais com o serviço tende a aumentar a parte destinada às instituições de caridade.
Fazendo o bem, que mal tem?
Em sua primeira investida no campo da caridade, o Humble Bundle apoiou as causas do Electronic Frontier Foundation (EFF), organização que luta pelos direitos civis nos EUA, e da Child’s Play, que doa brinquedos e jogos para crianças em hospitais. Esse esforço inicial garantiu US$ 400 mil arrecadados, divididos igualmente entre as duas organizações.
“Nosso potencial de levantar mais US$ 400 mil para a caridade foi como uma obrigação moral. Colocar mais dois zeros nesse objetivo foi algo que jamais consideramos”, explica John Graham, cofundador do projeto. Desde então, a missão do site foi expandir o seu leque de beneficiários, chegando, em 2014, a mais de 50 diferentes instituições de caridade por todo o mundo aptas a receberem as doações.
Segundo Graham, o montante doado pela comunidade acaba surpreendendo algumas das organizações. “Até instituições maiores, como a Cruz Vermelha, ficam maravilhadas quando o pagamento chega. Em alguns casos, nós excedemos tanto a expectativa [com os fundos enviados], que eles têm o “problema” de precisarem pensar em como aumentar o trabalho realizado pela organização”, conta o executivo.
Obviamente, os desenvolvedores também recebem sua cota, que já chega a mais de US$ 100 milhões recebidos pelos criadores dos games vendidos no site. Porém, como os pacotes de jogos contém diversos títulos, esse dinheiro é mais dividido que o da caridade. Ainda assim, as vendas e a exposição na página do Humble Bundle – além da ajuda a causas nobres – vale bastante a pena para quem quer divulgar seu produto.
Fique sempre de olho aqui no BJ e também no TecMundo, já que sempre colocamos as promoções mais bacanas na plataforma. Afinal, é a sua chance de também fazer a diferença, não é?
Via BJ
Categorias