Todo mundo sabe que a internet é uma ferramenta incrível tanto para elevar quanto para destruir a reputação de uma marca em questão de minutos. Sites como TripAdvisor, Foursquare e Yelp podem ser um verdadeiro pesadelo para estabelecimentos do setor hoteleiro – afinal, quem vai querer se hospedar em um local que recebe dezenas de reviews negativos em tais serviços online?
Ao que tudo indica, alguns hotéis estão tomando medidas bastante radicais para impedir que seu nome seja sujo nesse tipo de aplicativo. Conforme o jornal NY Post noticiou na manhã desta segunda-feira (4), a Union Street Guest House – uma hospedaria localizada na cidade de Nova York especializada em alugar seus espaços para casamentos – resolveu cobrar uma multa de US$ 500 em nome de seus hóspedes para cada review negativo que for escrito na web.
Pois é: por mais absurdo que pareça, essa multa estava até mesmo explícita no site oficial do estabelecimento. O texto – que foi retirado logo após a publicação da reportagem – dizia o seguinte: “apesar de casais amarem nossa pousada, seus amigos e familiares podem não gostar. Se você reservou nosso espaço para um casamento ou qualquer tipo de evento e nos deu um depósito, haverá uma multa de US$ 500 que será descontada [do depósito] para cada avaliação ruim colocada em qualquer site da internet por qualquer convidado da sua festa”.
"Era apenas brincadeira"
Desesperada com a situação, a gerência do Union Street Guest House fez questão de se pronunciar em sua página oficial do Facebook. De acordo com o estabelecimento, a política de multas era apenas uma “brincadeira” em resposta a um problema interno enfrentado pelo hotel muitos anos atrás. O comunicado também afirma que as multas jamais foram aplicadas aos hóspedes insatisfeitos com o local.
Contudo, basta dar uma rápida conferida nas avaliações da pousada no site Yelp para encontrar diversos internautas que afirmam ter sido cobrados por representantes do estabelecimento para pagar tal multa de US$ 500. Um dos comentários destacados é do usuário Rabih Z., que redigiu seu review em novembro de 2013 – e diz ter sido “avisado” por email de que seria cobrado por conta de uma análise escrita por um convidado de sua festa de casamento.
O texto que avisava sobre a multa também foi modificado pela organização do Union Street – agora, ele “sugere” que seus hóspedes avisem os convidados de suas festas sobre as particularidades do hotel (que é um local histórico, com uma arquitetura clássica restaurada) a fim de evitar situações constrangedoras. E você, o que acha de toda essa confusão?
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