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Você está insatisfeito de ter que pagar algumas dezenas de reais por seu domínio? Pois então a lista abaixo deve fazê-lo mudar de ideia. Isso porque ela traz todos os domínios que foram comprados pelos maiores valores na história da internet – o mais barato deles passando da casa dos milhões de dólares.
É importante notar que a lista, feita pelo pessoal do The Next Web, tem como foco apenas as vendas com valores precisos. Domínios cujos valores são apenas especulados, como do domínio Irsrael.com (que chegou a marca de 5,8 milhões), ficaram de fora. Dados os avisos, confira logo abaixo:
15 e 14- Korea.com e SEO.com: US$ 5 milhões
Embora empatados em último lugar na lista, pode-se dizer que o domínio Korea.com foi “um pouco mais caro”. Isso porque ele foi comprado por esse valor em janeiro de 2000; já na época que o SEO.com foi adquirido, em 2007, 5 milhões de dólares (R$ 11,1 milhões) não era uma quantia tão exorbitante, em comparação.
13- Toys.com: US$ 5,1 milhões
Você provavelmente já deve ter ouvido falar da famosa loja de brinquedos ToysRUs, que está entre as mais bem-sucedidas no ramo. Foi ela quem adquiriu o domínio Toys.com, em março de 2009, pela bagatela de $ 5,1 milhões (aproximadamente R$ 11,3 milhões).
12 e 11- Casino.com e Slots.com: US$ 5,5 milhões
E aqui temos mais um empate, que coincidentemente é de domínios com referência ao mesmo assunto (jogos de azar). A compra de cada um, porém, possui um bom espaço de tempo: o Casino.com foi adquirido em 2003, enquanto o Slots.com foi comprado apenas em 2010.
10 – Beer.com: US$ 7 milhões
Está aí uma bela maneira de desperdiçar 7 milhões de dólares. Comprado pela empresa Thought Convergence em 2007, muitos devem esperar ser recebidos por um site sobre cervejas ou bebidas alcoólicas – o domínio, entretanto, é apenas uma página em branco.
9 e 8- Business.com e Diamond.com: US$ 7,5 milhões
Negócios e diamantes, duas das maiores fontes de dinheiro no mundo. Não é preciso ser nenhum gênio para perceber o motivo de domínios como esses serem tão atraentes a ponto de fazerem uma empresa comprá-los por um preço tão alto.
7- Fb.com: US$ 8,5 milhões
É provável que a maioria das pessoas que leram o domínio acima imaginou imediatamente a que página ele levava. Com o sucesso do Facebook, a empresa de Zuckerberg não demorou para comprar o domínio que representa a contração mais óbvia do nome da famosa rede social, adquirindo-o em 2010 por 8,5 milhões de dólares (R$ 18,9 milhões).
6- Porn.com: US$ 9,5 milhões
Acho que esse é outro caso que dispensa explicações para os motivos que levaram à compra do domínio por um valor tão alto, não é? Apenas por precaução, caso alguém não tenha entendido, é melhor não acessar esse site no trabalho.
5- Fund.com: US$ 9,99 milhões
Originalmente o site de uma companhia de serviços financeiros, parece que investir quase 10 milhões de dólares não foi a melhor ideia para a empresa: atualmente, o site é mais um da lista a levar apenas a uma página em branco.
4- Hotels.com: US$ 11 milhões
Está aí um item que pode tanto estar uma posição acima quanto algumas abaixo no ranking. Isso porque o comprador do domínio não se lembra do valor exato da compra na época (em 2001), se resumindo a dizer que o valor estava “em torno” dos 11 milhões de dólares, com alguns milhões para mais ou para menos.
3- Sex.com: US$ 13 milhões
Quem achava que o Porn.com foi o domínio com temática pornográfica mais caro de todos, saiba que se enganou. O Sex.com, adquirido por 13 milhões de dólares em 2010, foi não apenas o domínio comprado pelo maior preço, como também acredita-se que ele foi o primeiro site pornô do mundo, registrado por Gary Kremen em 1994.
2- PrivateJet.com: US$ 30,18 milhões
Adquirir o domínio PrivateJet.com foi literalmente tão caro quanto comprar um jatinho particular: o site custou nada menos que 30 milhões de dólares – mais até do que a BlackBerry gastou para comprar um desses aviões recentemente.
1- VacationRentals.com: US$ 35 milhões
Comprado em 2007 por Brian Sharples, dono da empresa HomeAway (um dos maiores serviços de viagem do mundo), o VacationRentals.com, na verdade, não era necessário para a companhia. Sharples queria o domínio apenas pare evitar que a Expedia, um de seus principais concorrentes, não pudesse adquirí-lo.
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