6 sugestões de biografias de empreendedores para ler

2 min de leitura
Imagem de: 6 sugestões de biografias de empreendedores para ler
Imagem: Unsplash

Conhecer histórias de sucesso pode ser uma ótima forma de construir uma para você. Às vezes, essas histórias podem nos ajudar a lidar com problemas do cotidiano, ou podem servir com impulso para tentar mudar os rumos da vida.

Se você não sabe o que ler, mas está atrás das melhores biografias disponíveis sobre pessoas que influenciaram e mudaram o mundo com seus negócios, temos 6 sugestões de grandes empresários para você conhecer.

Confira:

1. A Cabeça de Steve Jobs, Kahney Leander

Fonte: Amazon

Steve Jobs foi uma das pessoas mais importantes para o mundo da tecnologia. Ele teve papel fundamental no desenvolvimento de computadores, no cinema de animação e na música digital entre as décadas de 1980 e 1990.

Esta biografia conta como ele conseguiu realizar tudo isso, sem ignorar quem ele realmente era: uma pessoa que oscilava constantemente entre acessos de raiva repentinos e um entusiasta da inovação.

2. Sonho Grande, Cristiane Correa

Fonte: Amazon

Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Talvez você não conheça esses três empresários brasileiros, mas é muito provável que já tenha consumido algo de alguma das empresas deles.

Em apenas cinco anos eles compraram três marcas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz. A história deles é um capítulo fundamental da reinvenção do capitalismo brasileiro, que começou na década de 1970, com a fundação do banco Garantia, e passa por uma cultura rigorosa, na qual não há espaço para o desempenhos abaixo da perfeição.

3. A Loja de Tudo, Brad Stone

Fonte: Amazon

A história de uma das maiores e mais bem sucedidas lojas do mundo certamente tem algo a ensinar sobre administração de empresas e desenvolvimento pessoal.

Considerado um dos melhores livros sobre negócios, esta biografia descreve como a Amazon começou como livraria virtual descolada para se tornar “a loja de tudo”. Para pôr em prática essa visão, Bezos desenvolveu uma cultura corporativa de ambição implacável, aliada a exigências profissionais, sem revelar os detalhes de como gerir tudo isso.

4. Fome de Poder, Ray Kroc

Fonte: Amazon

Ray Kroc fundou o McDonald's, aos 52 anos, provando que não há idade para começar algo novo. Em Fome de Poder, ele conta como aliou a automação do serviço de alimentação, a criação de franquias, o treinamento compartilhado e a publicidade para criar uma rede que vende hambúrgueres em 119 países e conta com mais de 35 mil restaurantes.

Este é, certamente, uma das melhores biografias para entender como começar um novo negócio.

5. Bilionários por Acaso: A Criação do Facebook, Ben Mezrich

Fonte: Amazon

Em algumas situações, a sorte aparece e é preciso saber utilizá-la da melhor maneira. Mas de nada adianta ter sorte se você não cria o contexto para aproveitá-la.

Esta biografia conta a história de como dois estudantes de Harvard — o brasileiro Eduardo Saverin, estudante de economia, e o norte-americano Mark Zuckerberg — criaram a maior rede social do mundo e acabaram revolucionando a maneira como as pessoas se relacionam. Passando por intrigas e traições envolvendo os dois protagonistas, o livro também detalha a vida pessoal de ambos, no caminho para o sucesso.

6. A marca da Vitória, Phil Knight

Fonte: Amazon

Existem alguns poucos símbolos que são conhecidos em todo o planeta, e a logo da Nike é um deles. Para entender como Phil Knight, o fundador da empresa, conseguiu esse feito, sua autobiografia é um livro indispensável.

Hoje, a marca está estampada nos uniformes de alguns dos maiores atletas do mundo, além de também ser uma das principais referências em artigos esportivos.

--

Curtiu a lista? Qual a sua próxima leitura?

Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.