O mercado musical cresceu 18,5% em 2021 globalmente, impulsionado, principalmente, pelos streamings por assinatura como Spotify e Deezer. Segundo a IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica) em seu relatório anual Global Music Report, a receita total da música em 2021 somou US$ 25,9 bilhões de dólares.
Além de revelar números da indústria, a instituição também trouxe um ranking com os artistas e grupos musicais mais valiosos da indústria globalmente, além das maiores músicas da atualidade. Confira os rankings divulgados pela entidade a seguir, feitos com base no consumo de música em todos os formatos e em todos os países.
Principais artistas globais:
- BTS
- Taylor Swift
- Adele
- Drake
- Ed Sheeran
- The Weeknd
- Billie Eilish
- Justin Bieber
- Seventeen
- Olivia Rodrigo
10 maiores singles digitais globais:
O número após os singles representa quantas vezes cada música tocou.
- The Weeknd “Save Your Tears” (2.15 bilhões)
- The Kid Lario, Justin Bieber “Stay” (2.07 bilhões)
- Dua Lipa “Levitating" (1.88 bilhão)
- BTS “Butter” (1.76 bilhão)
- Olivia Rodrigo “Drivers License” (1.73 bilhão)
- Justin Bieber (ft. Daniel Caesar and Giveon) “Peaches” (1.72 bilhão)
- The Weeknd “Blinding Lights” (1.61 bilhão)
- Olivia Rodrigo “Good 4 U” (1.61. bilhão)
- Lil Nas X “Montero” (1.6 bilhão)
- Ed Sheeran “Bad Habits” (1.57 bilhão)
10 melhores álbuns de todos os formatos:
- Adele “30”
- Olivia Rodrigo “Sour”
- Justin Bieber “Justice”
- Ed Sheeran “=”
- The Weeknd “After Hours”
- Dua Lipa “Future Nostalgia”
- The Kid Laroi “F— Love” (mixtape)
- ABBA “Voyage”
- Morgan Wallen “Dangerous: The Double Album”
- Doja Cat “Planet Her”
Álbuns mais vendidos mundialmente:
A lista traz os novos nomes e tradicionais "medalhões" da música. Taylor Swift aparece duas vezes.
- Adele “30” (862 mil unidades)
- Harry Styles “Fine Line” (397 mil)
- Fleetwood Mac “Rumours” (346 mil)
- Olivia Rodrigo “Sour” (339 mil)
- Billie Eilish “Happier Than Ever” (335 mil)
- Taylor Swift “Red (Taylor’s Version)” (325 mil)
- The Beatles “Abbey Road” (283 mil)
- Nirvana “Nevermind” (274 mil)
- Pink Floyd “Drk Side of the Moon” (272 mil)
- Taylor Swift “Evermore” (270 mil)
Segundo o relatório, as receitas de streaming de assinatura paga aumentaram 21,9%, chegando a US$ 12,3 bilhões de dólares, representando 523 milhões de usuários. O streaming total (incluindo publicidade) cresceu 24,3% e atingiu US$ 16,9 bilhões de dólares – 65% do total de dinheiro arrecadado globalmente com música.
A Ásia cresceu 16,1% em receita, EUA e Canadá cresceram 22,0% e a Europa, 15,4%; já a América Latina teve um crescimento de 31,2% – uma das maiores taxas de crescimento do mundo.
Fontes