Lançado no início de setembro, mês dedicado à prevenção de suicídios no Brasil, um videogame, distribuído gratuitamente pelo Movimento Falar Inspira Vida, propõe servir como ferramenta educativa sobre os cuidados com a depressão e a promoção de acolhimento às pessoas que sofrem atualmente com a doença. A esperança é de que o jogo funcione como o primeiro passo para dar início a uma conversa.
O Movimento Falar Inspira Vida é uma iniciativa da farmacêutica belga Janssen, braço da multinacional Johnson&Johnson, em parceria com diversas instituições que defendem a causa da saúde mental no Brasil. Chamado de Jornada do Acolhimento – Inspirando o Cuidado com a Depressão, o jogo dá a cada jogador um avatar com uma nuvenzinha que muda de cor conforme o estado de ânimo do personagem.
Fonte: Jornada do Acolhimento/Reprodução.Fonte: Jornada do Acolhimento
Como jogar Jornada de Acolhimento?
Parte da realidade de 12 milhões de brasileiros, a depressão é o transtorno psiquiátrico mais associado ao suicídio, o que torna o seu diagnóstico urgente e necessário para dar início ao tratamento.
O desenvolvedor do game trabalhou com a consultoria de psicólogos, psiquiatras e associações de pacientes, para construir quatro principais fases/jornadas para o jogo:
- Descoberta: quando a pessoa começa a apresentar sintomas de depressão, mas esta ainda não foi diagnosticada;
- Superação: já com o diagnóstico de depressão, a pessoa necessita de atenção especial aos altos e baixos da jornada de cuidados, sem desistir de buscar alternativas
- Esperança: na qual o jogador é uma pessoa da rede de apoio, que tem que exercitar a empatia, conseguir superar os próprios tabus e ainda conseguir oferecer ajuda de forma responsável e transformadora;
- Cuidado: jogado a partir da perspectiva do médico que trata pacientes com depressão, é a fase mais importante, pois representa a rotina de trabalho e busca eliminar os estigmas associados à própria profissão.
Para jogar Jornada de Acolhimento diretamente em seu navegador, basta clicar neste link.
Fontes
Categorias