A gigante do streaming Netflix , responsável pela popularização do conteúdo em vídeo on demand no mercado global — e pelo fim de muitas videolocadoras —, vem sofrendo com perda de audiência em 2021. Embora a companhia tenha conseguido mais assinaturas do que o planejado inicialmente para o período, no segundo trimestre financeiro do ano a plataforma amargou a perda de quase meio milhão de assinantes somente nos Estados Unidos e Canadá.
A Netflix é reconhecida como líder em inovação, criadora de uma tecnologia que revolucionou a maneira como as pessoas têm acesso a filmes, televisão e, em breve, até mesmo videogames. Embora, inicialmente, ela tenha reinado soberana, cada vez mais novas plataformas de streaming ameaçam o domínio da gigante — vide o recente lançamento do HBO Max no Brasil.
Com a pandemia de Covid-19 e os lockdowns, a Netflix obteve um sucesso considerável — inclusive enfrentando lentidão no serviço devido ao número de acessos simultâneos. Ao mesmo tempo, no entanto, empresas como Disney e Amazon fizeram grandes avanços no mercado. Com tanta competitividade, é difícil dizer por quanto tempo a Netflix continuará na liderança.
Netflix e o mercado financeiro
De acordo com o Markets Insider, a última análise dos ganhos e perdas da gigante no segundo trimestre financeiro mostra que a empresa perdeu 0,43 milhão de assinantes apenas nos Estados Unidos e Canadá. Em uma carta aos investidores, a Netflix considerou os prejuízos como decorrência da pandemia e deu garantias de que o problema está sendo resolvido.
Leia a declaração da Netflix:
"Terminamos o trimestre com mais de 209 milhões de assinaturas pagas, um pouco acima de nossa projeção. A pandemia criou alguns problemas no crescimento do nosso quadro associativo (maior crescimento em 2020, crescimento mais lento este ano), que está avançando".
Mesmo com o revés, a Netflix segue em alta: as estimativas originais de assinantes do serviço foram ultrapassadas no segundo trimestre, com novos 1,54 milhões de assinantes, após a estimativa de 1 milhão para o período. A Netflix prevê mais 3,5 milhões de novos assinantes para seu terceiro trimestre".
O que fez as pessoas cancelarem a Netflix?
É difícil dizer exatamente por que meio milhão de assinantes decidiram que era hora de cancelar a assinatura. O site Screenrant aponta para dificuldades financeiras e a questão do conteúdo — com algumas regiões oferecendo muito menos títulos interessantes do que outras. Quantidade em detrimento da qualidade do catálogo também pode ser um motivo.
E você, assina Netflix? Está satisfeito com a plataforma ou pensa em cancelar? Conte para nós nos comentários!
Fontes
Categorias