O assunto astrológico mais comentado na semana foi a “Superlua”, que ficou visível na última quarta-feira (26). O fenômeno acontece quando nosso satélite natural está no ponto de órbita mais próximo da Terra, no chamado perigeu. A ação faz com que ela pareça até 8% maior do que o normal quando observada no planeta Terra.
Os entusiastas de plantão e especialistas registraram belas imagens do acontecimento. Nesse tipo de situação, o que a galera da internet faz? Memes, claro. Em uma das piadas que viralizou, os mineiros publicaram um “registro” do fenômeno no estado.
Linda a super lua vista de Minas Gerais ???????? pic.twitter.com/lv8Hchs7sJ
— Melted Videos (@meltedvideos) May 27, 2021
A brincadeira fez referência a uma foto verdadeira que foi registrada pelo jornalista Carlos Altman e republicada pelo perfil Astronomiaum no Twitter. Confira, abaixo, o resultado real da "Superlua mineira".
Maior 'Superlua' do ano é vista no céu de Minas Gerais por Carlos Altman em Lagoa Santa pic.twitter.com/VZFDUZLIbd
— Astronomiaum ?? ?? (@Astronomiaum) May 27, 2021
Fake News
A despeito das brincadeiras, muita gente aproveitou o acontecimento para produzir as populares fake news. Em uma das publicações, é dito que pessoas conseguiram registrar o eclipse entre o Canadá e a Rússia. No vídeo, as pessoas dizem que a “Lua fez um trajeto de 30 segundos bloqueando o Sol”. Veja, abaixo, a filmagem no mínimo inusitada.
O boatos.org lembra que apesar de bem-feito, essa Superlua não existiu. O site explica que o resultado visto é uma animação gráfica e que a mensagem de divulgação deixa claro que tudo é falso, já que o texto tem erros de português e trata a questão em tom alarmista.
No final das contas, descobriu-se que o autor das montagens é um perfil do TikTok chamado alekset_nz. O dono da conta monta animações realistas e aproveita a internet para divulgar seu trabalho.
Fontes
Categorias