Adaptando o clássico de H.G. Wells de 1890 para os tempos modernos, Guerra dos Mundos é uma das novidades da TV europeia nesta temporada. Situada na Europa, astrônomos encontram uma transmissão que prova a existência de vida fora da Terra.
Contudo, ninguém esperava que o contato alienígena ia acontecer de forma rápida e violenta. A humanidade é exterminada em questão de dias, deixando poucos sobreviventes. Assim, a atração acompanha esses grupos vivendo em uma Terra totalmente deserta.
No fim de 2019, a primeira temporada de Guerra dos Mundos foi exibida por completo na França pela emissora MyCanal. Em fevereiro deste ano, a série vai estrear na TV americana pelo canal EPIX. Confira o clima de tensão e caos no teaser divulgado:
Mensagem mais profunda
Diferente das inúmeras adaptações anteriores, Guerra dos Mundos quer passar uma nova mensagem para o público. Com isso, o roteiro pretende apresentar uma visão diferente do que os espectadores estão acostumados com o terror coletivo das obras de ficção científica.
“Wells entendia que a maior ameaça não está lá fora, mas dentro de nós mesmos”, comenta o ator protagonista Gabriel Byrne. “Vemos nesta nova narrativa uma advertência de que apenas nossa própria humanidade pode nos salvar”.
Howard Overman, criador da série Misfits, atua como o showrunner da atração. Enquanto a produção é realizada pelo Canal Plus em parceria com a Fox Networks e a AGC Television.
Antigas e novas adaptações
No passado, Guerra dos Mundos já foi adaptado para diversos formatos. A mais famosa delas foi quando o escritor Orson Welles narrou parte do livro em uma transmissão ao vivo de rádio em 1938. Fato bastante lembrado por causar grande histeria nos Estados Unidos.
No cinema, a história também já serviu de inspiração para diversas produções. Por exemplo, a mais recente foi lançada em 2005 com a direção de Steven Spielberg.
Coincidentemente, a BBC está desenvolvendo uma minissérie que adapta a mesma obra e ela está prevista para estrear no segundo semestre. No entanto, a história se passa na Inglaterra durante a Era Eduardiana (1901-1910).
Fontes
Categorias