O mercado de streaming vai ganhar um novo integrante. Trata-se do Quibi, plataforma focada em vídeos curtos para visualização em dispositivos móveis e que será lançada em abril nos Estados Unidos. Criado pelo cofundador da Dreamworks, Jeffrey Katzenberg, ao lado da CEO e ex-presidente do Ebay e da HP, Meg Whitman, o Quibi tem uma proposta bem diferente em relação a serviços como Netflix, Disney+ e Apple TV+, trazendo um catálogo composto por produções com no máximo 10 minutos de duração (vem daí o nome, derivado da expressão quick bites, ou mordidas rápidas, em tradução livre).
A ideia é possibilitar o consumo de conteúdos de alta qualidade em telas menores, atendendo àqueles que não têm paciência ou disponibilidade para assistir a capítulos com 30 minutos ou 60 minutos. Outro diferencial é a possibilidade de ver os vídeos com o celular na horizontal ou na vertical.
Durante a CES 2020, Katzenberg e Whitman afirmaram que o Quibi conta com um investimento inicial de US$ 1 bilhão para a produção de conteúdos exclusivos em parceria com grandes nomes da indústria do entretenimento. O objetivo é disponibilizar 175 produções originais no primeiro ano, com 8,5 mil episódios de curta duração.
Conteúdos e preço
Um dos produtores já confirmados pela plataforma é Steven Spielberg, que lançará a série After Dark, para assistir somente no período noturno (o serviço verificará o horário no qual a produção estará sendo acessada). Também assinaram contratos Jennifer Lopez, 50 Cent, Kristen Bell, Reese Witherspoon, Zac Efron e Liam Hemsworth, além dos diretores J.J. Abrams, Ridley Scott e Guillermo del Toro. Haverá, ainda, a exibição de materiais jornalísticos.
A assinatura do Quibi custará US$ 4,99 mensais na versão com propaganda (2 minutos e meio de comerciais a cada hora) e US$ 7,99 sem publicidade. O lançamento está previsto para 6 de abril nos EUA.
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