Apesar de já ter quatro anos de mercado, o jogo mobile Pokémon GO continua vivo e bastante lucrativo. Segundo dados coletados pelo serviço de inteligência de negócios Sensor Tower, o aplicativo arrecadou quase US$ 900 milhões em 2019 e superou a receita de 2016, quando estreou no mercado.
Durante os últimos 12 meses, Pokémon GO atingiu uma receita de US$ 894 milhões, o que fez de 2019 o ano de maior sucesso para o game em termos financeiros. O detentor anterior do título era o ano de lançamento do jogo, que arrecadou US$ 832 milhões em gastos vindos de jogadores.
O jogo da Niantic teve mais da metade de sua arrecadação no ano vinda do Android: os usuários da Play Store gastaram US$ 482 milhões no game. Em relação aos downloads, Pokémon GO foi baixado mais de 55 milhões de vezes em 2019, com os Estados Unidos e Brasil liderando a lista de países que mais instalaram o app. A loja da Google também ficou na frente da App Store neste segmento, com uma fatia de 69% do total de downloads.
Crescimento contínuo
O aumento nos números do game não veio do dia para a noite e mostra uma recuperação após os rendimentos caírem 29% em 2017. Segundo mostra o Sensor Tower, o aplicativo teve um crescimento de 38% em 2018, alcançando receita de US$ 816 milhões. No ano passado, os ganhos aumentaram apenas 10%, o que já foi suficiente para consolidar o sucesso do app. Desde o lançamento, a Niantic já angariou US$ 3,1 bilhões com Pokémon GO.
De acordo com o Sensor Tower, o sucesso contínuo do game está ligado aos updates que chegaram ao aplicativo durante os últimos dois anos, incluindo melhorias de jogabilidade, inovações no gameplay e eventos no mundo real. Desde 2017, quando Pokémon GO teve seu pior ano, o jogo recebeu novidades como a chegada da Equipe Rocket, diversos eventos mensais de comunidade e novos monstrinhos. Com todo esse sucesso, a desenvolvedora Niantic pretende continuar investindo no game em 2020 e até já apresentou um recurso que permitirá ao usuário andar com seu monstrinho favorito.
Fontes
Categorias