Hollywood tenta adaptar animes há muito tempo, mas nem sempre a mudança de formato (e de público) honra a relevância das animações japonesas. Embora existam exemplos bem-sucedidos, como Samurai X e Pokémon: Detetive Pikachu (que não é exatamente uma adaptação, mas funcionou), o histórico é negativo.
Basta ver o exemplo recente de A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell, que tentou misturar elementos da animação com o cinema. O resultado foi um fracasso de bilheteria com críticas moderadas. Isso para não falar do desastre que foi a tentativa de adaptar Dragon Ball.
Pensando nisso, preparamos uma lista com dez animes que Hollywood jamais deveria tentar adaptar.
One Punch Man
One Punch Man é uma espécie de antítese do cinema hollywoodiano; ou pelo menos de parte dele. Embora existam filmes de heróis que não seguem o formato dos grandes blockbusters e alguns que até fazem sátira do estilo, esse anime é muito mais complexo. O humor está nas situações improváveis, e conseguir levar isso para o cinema seria apenas o primeiro desafio.
Code Geass
A trama de Code Geass é complexa, os personagens têm camadas e a ideia de herói e vilão não está presente. Embora a história não tenha elementos difíceis de transpor para a linguagem cinematográfica, fazê-lo de forma que não diminuísse as discussões desse anime exigiria uma narrativa mais densa e, talvez, arrastada.
Serial Experiments Lain
A principal dificuldade seria conseguir passar a estranheza do anime para o público. Além disso, Serial Experiments Lain não tem como elemento principal as cenas de ação, então seria necessário um diretor que soubesse trabalhar com ficção científica e pudesse adaptar a esquisitice ara uma linguagem mais ocidental. Embora isso pudesse funcionar nas mãos certas, poucos estúdios se arriscariam em um projeto tão denso.
Elfen Lied
Além da temática delicada de Elfen Lied, há muitos elementos de terror, o que significa que uma adaptação hollywoodiana deixaria muitas coisas importantes de lado — ou, pelo menos, amenizaria um pouco. Por mais que o anime pudesse cair nas mãos de um bom diretor, é mais provável que o estúdio exigisse deixar de lado temas envolvendo o assassinato de crianças, por exemplo. Ainda assim, seria um bom filme de terror, mas não uma boa adaptação.
Attack on Titan
É difícil imaginar uma adaptação de Attack on Titan para Hollywood que não fosse um filme focado em cenas de ação e personagens em busca de vingança ou redenção. Mas esse é um anime muito mais denso, e um bom live-action precisaria trabalhar melhor a construção de personagens e conflitos internos, algo que poderia se perder em uma megaprodução. Esse ainda seria um caso que dependeria de um orçamento muito grande, o que significa que ele precisaria de um retorno financeiro muito alto. Ou seja, uma boa adaptação provavelmente nunca seria aprovada.
Akira
Há anos, Akira vem sendo cogitado para um live-action em Hollywood. Para o bem ou para o mal, o projeto nunca avançou. Esse é um dos animes (e mangás) de ficção científica mais importantes da história e adaptá-lo exigiria desenvolver uma trama com a paciência de que ela necessita. Um bom exemplo, para demonstrar a dificuldade, é A Vigilante do Amanhã, que também tem elementos sci-fi em uma narrativa muito densa e contemplativa. Mexer com histórias consagradas já é uma decisão delicada para um grande estúdio, e correr o risco de não acertar é ainda mais perigoso.
Todos os animes do Studio Ghibli
O Studio Ghibli foi responsável por algumas das histórias mais poéticas da animação japonesa. Seu cofundador, Hayao Miyazaki, é um dos maiores nomes da animação mundial. E isso foi construído com obras que trabalham cada um dos seus elementos com cuidado, com personagens riquíssimos e dramas muito sensíveis. Os animes do Ghibli também dependem dos elementos típicos da animação, e uma adaptação live-action teria dificuldade para passar o mesmo peso para a história.
Fontes
Categorias