Antes de o mundo ser conquistado pelo início da jornada de Frodo Bolseiro com o filme O Senhor dos Anéis (2001), J.R.R. Tolkien já tinha desenvolvido um rico material para sua aventura, ambientada na Terra Média. A primeira história do escritor, intitulada O Hobbit, é de 1937; desde então, muito se criou dentro desse universo. Para entendê-lo de uma forma simples, é preciso analisar sua cronologia passo a passo.
Primeiramente, é preciso entender o período que engloba desde o início dos tempos em Arda até o desenvolvimento da Terra Média. De forma geral, é possível definir intervalos específicos:
- O tempo antes da criação do mundo e o início dos tempos;
- Os anos de música;
- O início dos tempos;
- Anos de lâmpadas;
- Anos de árvores;
- A primeira era;
- A segunda era;
- A terceira era;
- A quarta era.
Os principais fatos de cada era
Tudo tem início quando Eru Iluvatar, o pai de todos, criou seres chamados de Ainur. Durante os anos da música, ele os ensinou a compor divinas melodias. Melkor, o mais poderoso de sua raça, ficou frustrado com a demora em seu aprendizado e quis se tornar um criador por conta própria, sendo exilado posteriormente. Em sequência, é criado o universo Eä, junto com o mundo de Arda, o nascimento, a vida e a morte.
Depois disso, os Ainur passam a viver divididos entre os mais poderosos (Valar) e os menos poderosos (Maiar). Nessa era, começam os planos de Melkor para dominar o mundo, o que acaba dividindo o planeta entre Aman e a Terra Média, local onde ele fica. Com o tempo, duendes e elfos surgem, Melkor é derrotado e seu primeiro tenente, Sauron, segue com seus planos.
Elfos dão vida às Silmarils, três grandes gemas que começam a corromper Fëanor, seu criador. Ele ameaça matar seu irmão e é expulso do local onde vive, levando as joias consigo. Melkor, que escapa de sua prisão, destrói as duas árvores e rouba as Silmaris, voltando para a Terra Média. O Sol e a Lua são criados com o que sobra de ambas as árvores, e Melkor é renomeado para Morgoth.
Acontecimentos das quatro eras
Os humanos despertam na primeira era, enquanto Morgoth e seus seguidores continuam com o objetivo de destruir Arda. Nessa época, uma última guerra entre os Valar e Morgoth ocorre — ele finalmente é derrotado. As Silmaris são perdidas para sempre. Na segunda era, Sauron, que ainda tem os ideais de seu mestre, inicia a criação da fortaleza de Barad-dûr. Enganando os elfos, ele consegue que sejam criados os três anéis do poder; e, após guerrear com eles, o seguidor de Morgoth é finalmente derrotado.
Na terceira era, magos surgem na Terra Média, e o espírito de Sauron se refugia na floresta de Mirkwood. É nessa época que surge o condado dos hobbits, e Gandalf começa com sua investigação do mal que espreita a região onde Sauron se esconde. Smeagol encontra um dos três anéis e mata seu primo Déagol, corrompido pela joia. Eventualmente, Sauron consegue pôr as mãos no anel do poder, e Bilbo Bolseiro parte em uma jornada para ajudar a conquistar a montanha de Smaug. Ele encontra o anel de Smeagol.
Sauron é expulso de Mirkwood e vai para Mordor, onde reinicia a construção de Barad-dûr. Frodo nasce e, após seu tio Bilbo completar 111 anos, ele deixa o anel sob seus cuidados. Nessa parte, entra a saga dos três filmes: Frodo destrói o anel e Sauron é derrotado definitivamente em uma batalha envolvendo humanos, anões e elfos contra seu exército corrompido.
Ordem dos livros e dos filmes
A história é dividida da seguinte forma na universo literário criado por Tolkien:
- O Silmarillion (1977)
- Os Filhos de Húrin (2007)
- Beren e Lúthien (2017)
- A Queda de Gondolin (2018)
- Contos Inacabados (1980)
- O Hobbit (1937)
- O Senhor dos Anéis (1954–1955)
Já nos filmes a história é a seguinte:
- O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)
- O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)
- O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)
- O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)
- O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)
- O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)
Categorias