Você pode já ter esquecido, mas a web sempre dá um jeitinho de lembrar: no ano passado, um desafio viral usou a imagem de uma mulher-pássaro conhecida como Momo para distribuir tarefas perigosas — entre elas automutilação. A história escalou para casos graves, em que pessoas persuadiam adolescentes com sugestão de suicídio. Agora, essa criatura vai parar nas telonas.
Segundo o Deadline, a trama mórbida será levada para o cinema pela Orion Pictures com a Vertigo Entertainment, dos produtores Roy Lee e Taka Ichise, os responsáveis pelas versões ocidentais das franquias de horror japonês O Grito e O Chamado. A ideia é ampliar a “lenda” e associá-la ao folclore oriental do Ubume, o espírito de uma mulher que morre para assegurar a sobrevivência do filho.
O Chamado. Fonte: Orion Pictures/Reprodução
Ainda não há mais detalhes sobre diretor e elenco, muito menos quando será lançado. Vale lembrar que outro título também se diz abertamente inspirado na Momo. Getaway, do diretor Lilton Stewart III, está em produção e ainda não há previsão de lançamento.
Momo está “adormecida”, mas já causou muitos problemas
A Momo é, na verdade, uma escultura criada pela artista japonesa Keisuke Aisawa, que trabalha para a empresa de efeitos especiais Link Factory. Sua foto foi postada originalmente no Instagram, em 2016, e no ano passado começou a ser usado como um “monstro que ataca internautas incautos”.
Fonte: Instagram/Reprodução
A figura aparecia como avatar em dispositivos, quando gente mal-intencionada a usava como “entidade” para ordenar ações, sob pena de revelar segredos ou atingir familiares. As vítimas recebiam as ligações de um número desconhecido e os criminosos, sob posse de dados facilmente encontrados em redes sociais, manipulavam quem estava do outro lado da linha — e isso acontecia também no WhatsApp ou Facebook Messenger.
O caso foi associado a uma série de casos fatais nos Estados Unidos, Brasil, Argentina e França.
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