Em uma partida do Young Boys contra o Basel no campeonato suíço realizada neste domingo (23), as torcidas dos dois clubes começaram a jogar bolas de tênis e controles de videogame em campo. O ato foi um protesto contra a crescente influência dos eSports no campeonato de futebol do país.
Rumores cogitam a possibilidade de a federação de futebol da Suíça começar em breve a obrigar os clubes que participam da competição a manter equipes de eSports. Os fãs do Young Boys levaram inclusive uma grande bandeira com um símbolo de pausa, e alguns dos controles atirados ao campo traziam as inscrições “Fuck eSports”, ou “fodam-se os eSports”.
O protesto começou na marca dos 15 minutos de jogo e, por causa dos objetos no campo, a partida foi interrompida. Enquanto os funcionários do estádio recolhiam tudo, os torcedores começaram a balançar uma faixa com a inscrição “scheiss eSports”, ou “merda de eSports”.
Curiosamente, o time mandante, o Young Boys, não possui uma equipe de eSports. Seu adversário de ontem, entretanto, o Basel, possui. O protesto dos torcedores não é exatamente algum tipo de ódio aos jogos eletrônicos, mas sim ao envolvimento dos times de futebol com essa nova modalidade.
@LeParisienSport @lequipe #EDS #EDE
— Meylan Jean-Pierre (@LuiGrenat) 23 de setembro de 2018
jets de balles de tennis?? du kop des deux clubs sur le terrain lors du match de football Young-Boys-FC Bâle pour protester contre les eSport
...puis pluie de buts, jaunes aussi, 7-1 pour les Bernois, symbole de la passation de l'an dernier?? pic.twitter.com/EdbFJSlXwy
Alguns dos participantes do protesto escreveram em suas redes sociais sobre o assunto, explicando que essa suposta obrigatoriedade das equipes de eSports não tem nada a ver com a equipe em si, mas sim com o lucro dos clubes e da federação local.
Depois de tudo isso, a partida terminou com um placar impressionante: 7 a 1 para o Young Boys.
Categorias