A última quinta-feira (27) marcou um dia histórico para qualquer adepto da zoeira na internet que se prese: o aniversário de 30 anos da música “Never Gonna Give You Up”, de Rick Astley. O que uma coisa tem a ver com a outra? Bem, só o fato de a faixa ter se tornado um dos memes mais conhecidos de todos os tempos.
O ritmo empolgante, a voz de barítono do cantor, as dancinhas coreografadas e, claro, o mortal de costas na parede já bastavam para tornar o clipe da canção um verdadeiro ícone da década de 1980. Porém, a jornada dessa obra não parou por aí e, em 2007, o vídeo acabou sendo utilizado como ferramenta máxima para enganar – ou trollar – os outros na web, coma prática ganhando o nome de rickrolling (clique aqui para saber mais sobre a origem do termo).
A brincadeira começou no famigerado fórum 4chan, convencendo as pessoas que havia um endereço para baixar uma versão Beta de Grand Theft Auto IV – que só seria lançado em abril de 2008. Clicar no link levava a pessoa diretamente para a página do videoclipe de Astley no YouTube. Logo, a atividade saiu de controle e o Rick Roll se espalhou por toda a internet, sendo usado por empresas, eventos, internautas e até pela TV de forma ostensiva.
30 years ago today I said I was Never Gonna Give You Up. I am a man of my word - Rick x pic.twitter.com/VmbMQA6tQB
— Rick Astley (@rickastley) 27 de julho de 2017
O músico britânico não parece se incomodar com o meme
O mais bacana da história é que o músico britânico não parece se incomodar com os rumos que sua criação tomou e, mais de uma vez, apoiou e fez parte da brincadeira, sempre agradecendo aos fãs pelo carinho e confirmando que ele nunca os decepcionaria. Segundo o YouTube, mais de 300 milhões de pessoas já caíram na travessura só no upload oficial da canção por lá. E aí, você está incluso nessa estatística ou nunca foi rickrolleado? Está em dúvida? Confira este site para descobrir quantas vezes você já caiu no Rick Roll.
Fontes
Categorias