O Kickstarter é um dos programas de “crowdfunding” mais bem-sucedidos de todos. Lá já surgiram produtos importantes como o Oculus Rift, o Ouya, impressoras 3D de diversos estilos e até mesmo a salada de batatas mais impressionante da história, mas sempre há espaço para mais.
Até o momento, o produto que havia arrecadado mais dinheiro era o Pebble, um smartwatch customizável que atraiu a atenção dos entusiastas de tecnologia. Durante o período de arrecadação, o produto conseguiu reunir 68.929 contribuintes, o que lhe rendeu US$ 10.266.845 — o projeto inicial pedia US$ 100 mil.
Agora, parece que outro produto acaba de ultrapassar essa marca e de se tornar o recordista de arrecadação no site. Isso aconteceu porque a vida precisa de um produto como o Coolest, uma reinvenção completa dos coolers de bebida tradicionais
Clique aqui para ver o produto no Kickstarter.
Tudo em um
Para começar, ele possui um liquidificador embutido. Você já carrega um cooler com bebidas e gelo, então por que não ter um liquidificador pronto para misturar e preparar batidas na hora? A bateria do liquidificador também tem outra função muito útil: portas USB para recarregar o seu smartphone.
Música: o Coolest já vem com um alto-falante Bluetooth pronto para ser conectado em qualquer smartphone e animar a sua festa sem a necessidade de fios ou equipamentos externos. Você tem o controle da música nas suas mãos sem precisar se preocupar. Se a bateria acabar, tudo bem. O próprio Coolest pode recarregá-la.
O Coolest é completamente à prova d’água e possui iluminação interna para que você não tenha problemas para encontrar suas bebidas mesmo à noite. E para abrir as garrafas? A tampa frontal também possui um abridor de garrafas embutido.
E ainda tem mais: o Coolest também serve como um carrinho para ajudar você a carregar os seus outros equipamentos do carro até o local do piquenique ou churrasco, seja qual for a ocasião. Ele tem até mesmo cordas de proteção, rodas e uma alça retrátil, facilitando muito o transporte de tudo de uma única vez.
A parte interna não é como a maioria dos coolers comuns, que apenas carrega os itens em seu interior. O Coolest possui divisões e permite que você organize uma grande série de itens com facilidade: não é preciso armazenar a comida no mesmo compartimento das bebidas, por exemplo. É como se fosse uma pequena geladeira portátil pronta para qualquer aventura.
Tudo isso despertou o interesse de muita gente e já rendeu — até o fechamento desta matéria — US$ 10.420.764 através de 49.216 contribuintes. Mas esse número deve aumentar, já que ainda restam 58 horas para o final do período de arrecadação.
Tentativa e erro
O fato mais curioso desse projeto é que ele não é exatamente uma novidade. Ryan Grepper, o criador do produto, já havia lançado a campanha em novembro passado, época em que não obteve a arrecadação necessária para financiar o projeto. Dos US$ 125 mil solicitados ele conseguiu apenas US$ 102.188 na época.
A evolução do Coolest
Em vez de simplesmente desistir, Grepper reuniu as informações que conseguiu durante o período da primeira campanha e pegou três aspectos importantes da primeira tentativa, que iriam resultar no sucesso que ele é hoje:
- As pessoas estão mais interessadas em coolers para bebidas no verão que no inverno (a primeira campanha foi lançada no inverno americano);
- Ele já tinha um grupo de pessoas dispostas a apoiar o projeto se ele retornasse e, com isso, trazer seus amigos e familiares para apoiar o Coolest;
- Grepper trabalhou melhor no design no produto e criou um vídeo mais voltado ao marketing para realmente vender a ideia ao público. O vídeo original mostrava muito bem a ideia, mas não “vendia” os seus benefícios tão bem quanto o segundo.
O inventor do produto também ouviu os colaboradores da primeira campanha e aceitou algumas sugestões. Isso resultou em algumas modificações como um grill (que foi removido por medidas de segurança) e a adição das portas de carregamento USB.
Fontes
Categorias