Alguém poderia defender que o saudoso polvo Paul apenas ganhou notoriedade durante a Copa da África do Sul porque a assistente virtual da Microsoft ainda não havia “nascido”. É possível. Afinal, as faculdades de previsão da Cortana passa a ser relevantes em uma quantidade cada vez maior de competições — passando da Copa do Mundo de 2014 para os campeonatos da NFL (futebol americano) e, agora, para a principal liga de futebol do Reino Unido.
O anúncio veio da própria Microsoft: uma nova atualização permite que a prestativa assistente agora passe a oferecer palpites também para os resultados da Premier League. E já há apostas para os dois clássicos do próximo final de semana, de fato. Na partida entre os clubes Everton e Liverpool (encontro também chamado de Merseyside) , a assistente ficou com o segundo. Já na disputa entre Arsenal e Tottenham, as fichas da Cortana foram para o primeiro.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“O Arsenal vai derrotar o Tottenham?”
A utilização das previsões é tão simples e intuitivo quanto qualquer outro dos comandos de voz da assistente. Basta disparar frases como “Will Arsenal beat Tottenham?” (“O Arsenal vai derrotar o Tottenham?”), “Predict Arsenal match” (“Preveja o resultado da partida do Arsenal”) ou simplesmente perguntar qual time levará a melhor.
"Minhas fontes dizem que o Liverpool vai derrotar o Everton."
A Cortana compartilha suas habilidades mediúnicas — na verdade, análises baseadas em dados estatísticos oriundos de décadas de embates semelhantes — com usuários do Windows Phone e também do Windows 10. A nova atualização é parte dos updates mantidos constantemente pela Microsoft, o qual já chegou mesmo a “ensinar” a assistente a falar Klingon (língua do povo homônimo na série “Jornada nas Estrelas”).
Fontes