Muitos consumidores que se sentem frustrados com os serviços de uma empresa tentam resolver suas pendências por meios alternativos, como reclamando em sites na internet. Porém, grande parte das pessoas acabam ficando sem resposta e tendo que recorrer à justiça tradicional.
Baseado na Lei 13.140, que permite a mediação como meio de solução de controvérsias entre particulares, o site Reclame Aqui lançou a plataforma “O Mediador”, que pretende resolver problemas diretamente com a empresa, usando apenas um computador ou celular.
O projeto vai funcionar juntando as três partes: uma pessoa qualificada pelo site, que terá o papel de “mediador”, a companhia e a parte reclamante.
A ação começa com a indicação, pela empresa, dos casos passíveis de mediação. O consumidor recebe uma notificação com as informações necessárias sobre o caso e cabe a ele aceitar ou não o convite, dando início aos autos.
Até o momento o site conta com 20 mediadores habilitados e outros 140 já estão sendo preparados. A meta do Reclame Aqui é chegar até o final do ano com um total de 200 avaliadores. A expectativa do site é realizar entre 50 mil e 100 mil mediações por ano.
Essa iniciativa pretende desafogar o sistema judiciário do país, já que o processo de abrir uma ação judicial pode ser burocrático e demorado. Para ter uma ideia da dimensão, os juizados de pequenas causas estão com 85 milhões de processos na fila de espera.
A plataforma já está funcionando e os consumidores podem acessar por este link.
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