Washit: mistura de chuveiro e máquina de lavar para um mundo mais econômico

1 min de leitura
Imagem de: Washit: mistura de chuveiro e máquina de lavar para um mundo mais econômico

(Fonte da imagem: Reprodução/Behance Network)

Chuveiros e máquinas de lavar estão entre os principais responsáveis pelos gastos de água que uma casa costuma ter. Pensando nisso, os designers Ahmet Burak Aktas, Salih Berk Ilhan, Adem Onalan e Burak Soylemez desenvolveram a Washit, um dispositivo capaz de reaproveitar os recursos gastos durante um banho para deixar as suas roupas limpas.

A invenção possui um sistema de encanamento fechado que filtra a água usada enquanto uma pessoa se limpa, e o líquido é transportado para um tanque de armazenamento. Os recursos acumulados são utilizados sempre que é preciso remover a sujeira de alguma vestimenta, o que garante menos desperdício e uma conta menor no fim do mês.

Sistema de filtragem complexo

Segundo seus criadores, o aparelho é capaz de filtrar carbono, dejetos orgânicos e químicos, o que garante a pureza da água usada para lavar as roupas. Todo o processo é totalmente escondido de quem utiliza o dispositivo, que tem o visual de um chuveiro convencional com uma máquina de lavar acoplada a um de seus lados.

A ideia chamou tanta atenção que os designers responsáveis por ela ganharam o Hansgrove Special Award durante o iF Concept Design Award 2012. Atualmente, estão sendo estudados métodos de criar um protótipo funcional da Washit, cuja produção em larga escala ainda está bem distante de ser iniciada.

Fonte: Behance Network

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.