(Fonte da imagem: Reprodução/Multidata)
A nova interface do Gmail – que separa suas mensagens em diferentes categorias – tem sido alvo de críticas constantes. Além de não funcionar tão bem quanto deveria (o serviço costuma falhar em assinalar os emails nas abas corretas), o novo visual anda sendo utilizado para exibição de anúncios patrocinados e propagandas não requisitadas pelos usuários. O pior de tudo é que essa publicidade não se limita aos velhos banners animados: elas aparecem disfarçadas de emails comuns, surgindo na aba “Promoções”.
O lado bom é que você pode ficar sossegado quanto à sua privacidade: diferente do que alguns imaginaram, a Google não está comercializando endereços de email ou seus dados pessoais para as empresas anunciantes. As propagandas são inseridas ali como um espaço publicitário comum e administradas pela própria gigante de Mountain View. O lado ruim é que, obviamente, esse novo formato de publicidade atrapalha mais do que nunca, visto que você precisa abrir a mensagem para conferir se o email é legítimo ou apenas um spam.
Cortando o mal pela raíz
Infelizmente, não há muitas maneiras de fugir de tais anúncios. Você tem basicamente duas opções, e a primeira é apagá-los individualmente clicando no ícone “X” ao lado de cada mensagem. Contudo, após reiniciar sua sessão (ou simplesmente recarregar a página), a publicidade continuará lá.
O outro método – mais agressivo – é desativar por completo a aba que abriga os anúncios. Para isto, clique no botão localizado na região superior direita da interface (ícone de engrenagem) e em seguida selecione a opção “Configurar caixa de entrada”. Na janela que se abre, desmarque a caixa de seleção da opção “Promoções”. Dê um OK.
Pronto! A guia não existe mais e os emails que seriam encaminhados para ela serão armazenados normalmente na categoria “Principal”. Caso queira desfazer essa ação, basta seguir o procedimento inverso, abrindo a janela de configurações e marcando a caixa de seleção.
Categorias