Fazer pesquisas na barra de endereços se tornou uma coisa natural, principalmente depois que o Google Chrome popularizou a função. Sendo assim, para seguir a tendência, o Firefox também passou a contar com esse mecanismo. No entanto, alguns programas que você instala no seu computador podem alterar o mecanismo-padrão de buscas do navegador da Raposa.
Nesses casos, o usuário fica refém da caixa específica de buscas que, para muitos, não é tão natural ou cômoda de se utilizar. Dessa forma, se você teve o mecanismo de buscas do seu Firefox alterado sem a sua permissão, saiba como restaurar as configurações seguindo os passos que vamos descrever.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Passo 1
Primeiramente, você precisa entrar nas configurações “secretas” do Firefox. Para isso, escreva o seguinte código na barra de endereços do navegador.
about:config
Passo 2
Agora, você precisa prometer ao Firefox que as suas ações na próxima tela não farão mal ao pobre navegador. Para isso, clique em “Serei cuidadoso, prometo!”.
Passo 3
Logo em seguida, uma tela com uma infinidade de códigos será exibida. Nela, você deve procurar um item específico. Assim, utilize a caixa “Localizar”, no canto superior esquerdo da tela, e encontre o seguinte código:
browser.search.defaultenginename
Passo 4
Agora, com o item encontrado, clique nele com o botão auxiliar do mouse (direito) e selecione a opção “Restaurar o padrão”.
Agora, você já pode continuar navegando e usar a busca-padrão no navegador da Raposa, o já tradicional Google Search. Em alguns casos, no entanto, é preciso reiniciar o navegador e até desinstalar o programa que fez as alterações no Firefox.
Nota: o motor de pesquisas da barra específica para buscas, à direita da barra de endereços, não requer tais configurações. Nela, só é preciso clicar em uma pequena flecha e escolher qual buscador deseja utilizar.
Categorias