(Fonte da imagem: iStock)
Embora seja um pouco incomum, não é impossível que a APN (“Acess Point Name” ou “Nome de Ponto de Acesso”) de seu Windows Phone traga alguns problemas, impedindo que você use a internet ou receba mensagens multimídia com sua rede 3G.
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Seja por uma falha na configuração automática do seu aparelho ao ter o SIM Card inserido ou por culpa de alguém que acidentalmente modificou o sistema da maneira errada, não há motivo para se preocupar. Basta seguir este passo a passo do Tecmundo para resolver essa dor de cabeça.
Como fazer
O primeiro passo a ser seguido nesse processo é acessar as configurações da APN. Para isso, abra o menu principal e siga o caminho Configurações > rede celular. Aqui, certifique-se de que o campo “Seleção de rede” está marcado como “automática”.
Siga até o fim das opções dessa área para encontrar um botão que pode mostrar o nome “adicionar ponto de acesso (apn)” ou “editar ponto de acesso (apn)”, dependendo se essa for a primeira vez que a APN está sendo configurada. Seja qual for o aviso, clique na opção.
Você vai ser levado a uma nova área. Aqui, basta preencher os três primeiros campos copiando as informações em negrito mostradas logo abaixo. Por fim, tudo o que resta a ser feito é clicar em “Concluído” para que a configuração da APN esteja completa.
Claro
- Ponto de acesso (APN): claro.com.br
- Nome de usuário: claro
- Senha: claro
Oi
- Ponto de acesso (APN): gprs.com.br
- Nome de usuário: oi
- Senha: oi
TIM
- Ponto de acesso (APN): tim.br
- Nome de usuário: tim
- Senha: tim
Vivo
- Ponto de acesso (APN): zap.vivo.com.br
- Nome de usuário: vivo
- Senha: vivo
Problemas com importados
Embora esse processo deva ser suficiente para resolver o problema do 3G de seu aparelho na maioria dos casos, pessoas que possuem celulares vindos de fora do país ainda podem apresentar problemas.
O motivo para isso está nas quatro bandas de frequência – 850, 900, 1800 e 1900 MHz – em que os dispositivos trabalham na hora de transmitir seus dados: poucos aparelhos são capazes de operar em todas as bandas, normalmente suportando apenas duas delas. O mesmo vale para o sinal enviado pelas operadoras, que só são transmitidos em duas faixas diferentes.
É aí que vem o problema: muitos smartphones importados trabalham exatamente nas frequências opostas às oferecidas aqui dentro – logo, não há como fazê-lo funcionar corretamente mesmo configurando a APN do celular. Nesses casos, é ficar sem 3G ou trocar de aparelho.
Fonte: Windows Phone Brasil
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