Configura as regras de envio antes do upload (Fonte da imagem: Baixaki)
Perder o celular nunca é agradável, principalmente quando ele está repleto de fotografias tiradas ao longo dos dias. Como poucos costumam fazer backup desse tipo de arquivo, talvez seja útil uma solução que automatize esse processo e mantenha suas imagens na nuvem, longe de roubos e danos físicos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Para isso, existe o aplicativo DropSnap, que faz o upload das fotos que você tirar para a sua conta no serviço de armazenamento Dropbox. Se você ainda não tem uma conta nesse verdadeiro "HD da nuvem", está na hora de criá-la. Caso surja alguma dúvida, consulte o nosso guia completo sobre o Dropbox.
Configurando a sincronização
Depois de instalar o DropSnap pelo Baixaki, será necessário fazer o login utilizando os dados do seu perfil no Dropbox. A seguir, você poderá partir para a configuração do aplicativo em si e estabelecer algumas regras de envio por meio da opção “Settings” (Configurações).
Na tela “Sync Settings” é possível, por exemplo, estabelecer ao aplicativo que ele só faça a sincronização de arquivos quando o smartphone estiver conectado à internet via Wi-Fi (“Wifi Only”). Outra opção importante é a que define o intervalo de tempo entre uma sincronização e outra (“Sync Interval”), indo de 5 minutos a 6 horas. Lembre-se que, quanto mais atividade da rede, mais bateria será usada.
Regras de envio
Além disso, é essencial conhecer outro item da tela inicial do DropSnap, o “Manage Rules” (Gerenciar Regras). Ao clicar nele, você poderá indicar qual é a pasta em que as fotos da câmera estão armazenadas e, também, o caminho do diretório no qual a cópia dessas imagens será feita, dentro do Dropbox.
Por armazenar imagens em outra pasta, Paper Camera exige regra extra (Fonte da imagem: Baixaki)
Se preferir, troque o nome da regra para algo que possa identificá-la melhor. Isso será útil para o caso de você criar mais de uma regra, visando contemplar também as imagens capturadas por outros aplicativos, como o Paper Camera ou RetroCamera.
Basta, então, salvar as alterações e deixar que, a partir de agora, o DropSnap cuide do backup automático de suas fotos. A transferência será feita em segundo plano, sem que prejudique o uso que você faz do aparelho.
Categorias