(Fonte da imagem: iStock)
Caso você seja dono de uma empresa presente na internet ou de um blog que queira levar mais a sério, é provável que você já tenha pensado em ter um domínio ".com.br" para o seu site. Só que o problema é que muitas pessoas não fazem a menor ideia de como fazer esse registro.
Existem serviços estrangeiros como o GoDaddy, que permitem registrar domínios ".com", ".net", entre outros. No Brasil, existe o Registro.Br, um site em que você pode checar se o nome do domínio está disponível para uso, realizar o cadastramento e pagar as taxas anuais para continuar com o endereço.
Você também pode optar por buscar e registrar seu domínio diretamente com um serviço de Hospedagem de Sites, como a HostGator. A vantagem disso é que, além do processo de apontamento do seu domínio para o servidor no qual o site está hospedado, você consegue administrar todos os recursos para colocar o seu site no ar em apenas um local (sem dor de cabeça). Além disso, pode até conseguir esse domínio gratuitamente, a depender do plano contratado.
Agora, explicaremos o que você deve fazer para transformar o seu site em um com domínio “.com.br”.
1) Verificando a disponibilidade do endereço
O primeiro passo ao acessar o Registro.br é verificar se o domínio que você deseja registrar já não foi utilizado por outra pessoa. Na página inicial, você verá um campo para incluir o nome do site que você deseja cadastrar.
(Fonte da imagem: Reprodução / Registro.BR)
Caso o domínio já tenha sido registrado, o serviço mostrará opções com o mesmo endereço, mas com finais diferentes. Para entender melhor o que cada terminação significa (aquele ".alguma coisa.br"), o Registro.BR disponibiliza uma página (que você pode visitar clicando aqui) explicando cada uma. Assim, você poderá ver qual se encaixa melhor ao seu site.
2) Efetuando o cadastro no serviço
(Fonte da imagem: Reprodução / Registro.BR)
Se tudo ocorreu como o planejado, o endereço está disponível para ser registrado e você pode se cadastrar no serviço. Será necessário incluir seus dados, como email, nome completo, endereço e telefone, assim como criar uma senha dentro do serviço. Feito tudo isso, você estará pronto para registrar o seu domínio.
3) Registrando o domínio
Com o cadastro efetuado, é hora de realizar o registro do endereço. Para cadastrar o domínio, é necessário informar alguns dados como CPF (em caso de pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica), endereço e telefone válidos. Note que existem opções do tipo de domínio que você quer registrar e os valores cobrados. O plano do serviço é de R$ 30 por ano, com adicional de R$ 27 por ano adicional.
(Fonte da imagem: Reprodução / Registro.BR)
Também é necessário informar DNS do servidor em que o seu site se encontra, para poder realizar o direcionamento de tráfego para o endereço que será registrado.
No campo inferior, é possível ler o contrato do serviço prestado pelo Registro.BR.
4) Realizando o pagamento
Depois de tudo preenchido e de você ter lido o contrato de serviço, seguindo em frente você verá a tela de pagamento da taxa de registro do domínio. Serão oferecidos redirecionadores de email e, assim, você terá um endereço de mensagens próprio para o seu site (por exemplo: andreluiz@andreluiz.com.br).
Assim que o pagamento for confirmado, o Registro.BR deve realizar o redirecionamento de endereço do seu site para o domínio que você registrou. Caso tenha alguma dúvida em relação a pontos específicos do serviço, o site do Registro.br http://registro.br/suporte/tutoriais/ conta com alguns tópicos esclarecedores.
Categorias