O dinamismo do mercado eletrônico gera peculiaridades que podem servir como indicadores da economia local. Uma delas é a grande quantidade de mudanças de preços, que são realizadas com muito mais frequência do que no mercado comum.
Um levantamento feito pela empresa de inteligência de mercado Sieve Price Intelligence, juntamente com a Keyscores, mostrou que o mês de maio apresentou um número bastante alto de alterações de custo em produtos vendidos através do ecommerce.
Turbinando os preços
A primeira semana de maio foi um dos motivos desse tanto de mudanças justamente por preceder o Dia das Mães, uma das datas de maior movimentação no varejo do país – assim como de aumento de preços. Apenas no período de 1º a 8 de maio, mais de 215,8 mil alterações de valor foram registradas – 61% para cima e 39% para baixo. A primeira quinzena de um mês também é sempre marcada pelo ajuste de importâncias que geralmente chegaram mais baixas ao fim do mês anterior.
Porém, o mais impressionante aconteceu no dia 29 de maio, que registrou sozinho mais de 112 mil variações de valores. Esse número engrossou no período de 24 a 31 de maio, que teve, pelo menos, mais reduções do que aumentos: 51% contra 49%.
Dia ideal para compras? Domingo
Quando tratamos de dias da semana e levamos em conta o ano inteiro, sexta-feira é líder disparado em quantidade de modificação de montantes: 39% de todas elas acontecem nesse dia. Em seguida, temos a segunda-feira, com 20%, e os outros dias com valores semelhantes. A variação de domingo é a menor de todas, com apenas 4% das oscilações.
No fim das contas, maio teve mais aumentos do que reduções: 53% dos preços subiram e 47% desceram dentro desse total de 526,2 mil variações.
Fontes
Categorias