O comércio eletrônico cresceu muito no Brasil nos últimos anos, mas mesmo assim ainda há muitos consumidores que evitam realizar qualquer tipo de transação financeira que envolva as negociações pela internet. Um levantamento do instituto Mintel chegou à conclusão de que isso afeta cerca de 30% dos brasileiros, que temem principalmente a existência de sites falsos e o uso indevido de informações do cartão de crédito.
Além desse dado já mencionado, o estudo também concluiu que 25% dos brasileiros prefere realizar as compras em lojas físicas somente por não quererem digitar o número do CPF — o fator que motiva isso é o receio de ter o código utilizado por terceiros para cadastros que possam resultar em “nome sujo” e a consequente inserção nos serviços de proteção ao crédito.
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Omar Jarouche (coordenador de Inteligência Estatística da ClearSale) afirma que a fraude realmente existe no ambiente online, mas diz também que “ela já é altamente controlada e evitada por meio de inteligência estatística avançada e análises manuais precisas”. O executivo também fala sobre a desconfiança no preenchimento do CPF: “O uso do documento é fundamental para comprovação de que você é você, e sozinho é pouco útil para os fraudadores”.
Mas é preciso ter em mente que nem todas as preocupações devem ser descartadas, é importante buscar informações acerca da idoneidade de cada instituição, além de procurar estudar bem cada compra. Jarouche dá uma dica: “Se o estabelecimento não aceitar a modalidade como pagamento, desconfie da procedência dela.”.
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