(Fonte da imagem: iStock)
As vendas no comércio eletrônico cresceram 29% em 2012 no Brasil e o setor movimentou R$ 24,12 bilhões. Os dados são do relatório da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que também leva em conta as vendas em sites como Mercado Livre e Rakuten e vendas de conteúdo digital, como e-books, cujo percentual aumentou 100% em relação a novembro do ano anterior.
Os setores com o público-alvo feminino são os que demonstraram maior crescimento nas vendas, como as categorias de roupas, acessórios, cosméticos e eletrodomésticos. Além disso, o estudo também aponta que nove milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online em 2012.
De acordo com Mauricio Salvador, presidente da ABComm, o e-commerce brasileiro superou as metas e expectativas para 2012. “Foi um ano muito positivo e importante para o comércio eletrônico. Podemos dizer que os resultados satisfatórios estão aliados ao aumento do consumo na internet e a entrada de grandes grupos internacionais, como a Amazon, que trouxe oxigênio para o mercado”, ressalta Mauricio.
Expectativa para 2013
Para 2013, a expectativa está no aumento do consumo de bens digitais, tais como e-books, músicas e filmes on demand. “O consumidor brasileiro está criando uma cultura em pagar por esse tipo de produto. O crescimento nas vendas de tablets e smartphones ajuda ainda mais nessa evolução”, diz Salvador.
“As expectativas continuam em alta. O consumidor brasileiro está mais confiante pra comprar pela internet. As novas gerações que agora entram no mercado de trabalho já nasceram em tempos de internet. Os investimentos estrangeiros não estão vindo apenas na forma de capital, mas também como tecnologia e conhecimento”, completa Mauricio Salvador.
Categorias