A Google encomendou uma pesquisa inédita sobre a influência das mídias digitais nas principais categorias do mercado de varejo brasileiro. Realizado pela Forrester Research, o estudo faz uma projeção até 2021 do impacto do digital nas vendas online e offline e a evolução do mobile nesse mercado.
Várias tendências para os próximos anos foram percebidas, como o crescimento das categorias de alimentos, roupas e produtos de beleza e o aumento da penetração dos dispositivos móveis.
Falando nisso, 30% dos internautas disseram acessar a internet apenas através de smartphones e tablets. Atualmente, mais de 35% do tráfego dos principais varejistas já vem desses dispositivos.
O número corresponderá a 71% da população em 2021. Isso deve resultar em milhões de pessoas realizando suas primeiras compras através da internet.
Os resultados são positivos para quem investe no mercado de vendas pela internet, que deve faturar mais de R$ 80 bilhões até 2021, correspondendo a mais de 9% do total do varejo brasileiro, cujo crescimento deve voltar a acelerar já no próximo ano.
Entre as categorias de produtos que mais sofrem influência da web na hora da compra, os smartphones estão em primeiro lugar, com 69% das vendas totais. Atualmente, 4 em cada 10 transações de aparelhos eletrônicos é impactada pela internet.
Aproximadamente 4,5 mil pessoas, com idade entre 16 e 75 anos, responderam a pesquisa. Os entrevistados foram selecionados aleatoriamente com base nas compras realizadas nos últimos três meses.