Cada vez mais úteis, os celulares têm se tornado ferramentas essenciais para o dia a dia das pessoas por todo o mundo. Qual é o efeito dessa proximidade cada vez maior do público com seus smartphones? Algumas barreiras e medos têm sido deixados de lado e os consumidores estão tomando gosto por comprar através desses aparelhos. Segundo a Zanox, além de a taxa de transações geradas via mobile ter aumentado bastante no primeiro semestre deste ano, essa é a primeira vez que os celulares ultrapassam os tablets como plataforma de compra.
De acordo com um relatório publicado recentemente pela filial local da rede de publicidade de performance – nascida na Europa e atuante em dezenas de países –, uma a cada seis vendas realizadas por meio do sistema da Zanox entre janeiro e junho de 2016 foi originada em um telefone inteligente. Pode parecer pouco, mas isso representa um aumento de 55% nas vendas mobile, fazendo com que esse nicho corresponda a 30% de todas as operações globais da empresa.
Os smartphones estão ganhando a confiança dos consumidores
Entre os 11 territórios estudados pela companhia, o Brasil foi o que mais cresceu em relação aos dados obtidos em 2015
Entre os 11 territórios estudados pela companhia, o Brasil foi o que mais cresceu em relação aos dados obtidos em 2015 – ainda que, em questão de faturamento, o mercado do Leste Europeu continue na liderança. Vale notar também que, ainda que os celulares tenham passado os tablets no número absoluto de transações, o valor médio das compras nos dispositivos de tela maior ainda é mais alto, indicando que os aparelhos grandes dão mais conforto e segurança na hora de aquisições consideradas mais caras.
Mudança de comportamento
O levantamento ofereceu ainda uma visão mais detalhada das preferências dos usuários, mostrando diferenças pontuais nos hábitos dos estrangeiros e dos brasileiros. Enquanto a Europa tem preferência por iOS e Android conforme a região do continente, no Brasil o sistema operacional domina o paladar da população de forma esmagadora: a plataforma tem uma fatia de 81% de todo o segmento de telefonia móvel. A Zanox acredita que a ampla oferta de aparelhos de entrada da Samsung seja um dos fatores decisivos para esse domínio.
Não foi um fator isolado que criou essa mudança de cenário
Porém, o que teria levado os usuários a abraçar de forma bem mais aberta as compras por meio das plataformas móveis, afinal? Segundo a pesquisa, não foi um fator isolado que criou essa mudança de cenário, mas sim uma série de elementos da indústria e do mercado como um todo. O fato de as conexões mobile e dos próprios dispositivos terem melhorado consideravelmente nos últimos anos, por exemplo, contribuíram muito para isso, assim como a criação de sites e lojas bem mais amigáveis aos sistemas de bolso.
Abaixo, você pode conferir um infográfico completo com as informações coletadas pela Zanox, mostrando como o setor anda bastante aquecido e vem se comportando pelo mundo:
E você, tem feito comprar pela internet através do celular ou ainda prefere recorrer ao navegador do desktop para finalizar esse tipo de transação? Deixe a sua opinião mais abaixo, na seção de comentários.
Fontes
Categorias