Parece um material alienígena, mas a “gosma” que abocanha pedaços de metal não passa de uma massa magnética. Popularizado a partir de vídeos publicados pelo especialista em efeitos visuais Joey Shanks, o “pudim” é capaz de envolver em minutos ímãs das mais variadas formas geométricas. O resultado da ação impressiona, pois parece que um tentáculo vivo passa a se mexer.
Conforme explica a física Debbie Berebichez, cada milímetro do ferro oxidado possui vários elétrons (carregados negativamente, é claro). “Cada elétron tem seu próprio campo magnético, o que permite a organização das pequenas estruturas magnéticas”, diz Debbie. No momento em que o um ímã se aproxima da massa carregada, os campos magnéticos de cada elétron se alinham e, então, vão de encontro ao material de polo oposto.
O efeito varia de acordo com o formato e a potência do ímã. Segundo o animador responsável por capturar as cenas em que os metais são “devorados” pelo pudim magnético, a montagem dos clipes é feita a partir da edição de vários frames. Para que uma esfera do tamanho de uma bola de golfe fosse envolvida pelo material, 10 minutos com fotos a cada segundo tiveram de ser gastos. “Funciona muito bem, e depois coloco alguns efeitos de som na tela ou coisas assim”, diz Shanks.
...
Você já fez experiências com ímãs em casa? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes
Categorias