As viagens espaciais, muitas vezes, não têm suas durações medidas em minutos ou horas. Várias delas podem durar meses, às vezes anos para serem concluídas. Após 10 anos viajando no espaço, o satélite Rosetta, da European Space Agency, finalmente chegou ao seu destino e está orbitando o cometa de nome 67P.
A sonda espacial foi lançada da Guiana Francesa no dia 2 de março de 2004 e, na verdade, realizou várias tarefas antes de ser designado que ela orbitaria o 67P. Rosetta é o primeiro satélite a orbitar um cometa, façanha que exigiu muito preparo e teve muitas dificuldades envolvidas (o sinal de rádio para comunicação entre a espaçonave e a Terra demorava até 22 minutos para chegar ao destino). Porém, é agora que a missão vai realmente começar.
Rosetta permanecerá orbitando o cometa por mais de um ano, utilizando os 20 instrumentos que traz a bordo para analisar a estrutura e composição do astro. Caso haja necessidade, um veículo terrestre, batizado de Philae, poderá fazer missões na superfície do 67P. Apesar de ainda ter muito trabalho a ser feito, a comemoração foi intensa por causa do grande feito alcançado pela humanidade.
We're there! Rosetta arrives at comet destination after a 10-year journey http://t.co/4fhrwxCzIR pic.twitter.com/dt0U7lbc7n
— ESA Operations (@esaoperations) 6 agosto 2014
Categorias