A empresa de exploração espacial Blue Origin, de Jeff Bezos, realizou um novo voo turístico suborbital nesta segunda-feira (14). A missão New Shepard-31 pousou com sucesso em uma estação no estado norte-americano do Texas.
A missão teve seis ocupantes na cápsula, sendo o primeiro voo espacial privado da história realizado apenas com mulheres na tripulação. Uma delas é a cantora pop Katy Perry, a mais reconhecida entre as celebridades e figuras relevantes selecionadas e convidadas pela companhia. A decolagem foi registrada com sucesso às 10 horas e 30 minutos (horário de Brasília).
O foguete utilizado na missão pousou novamente na vertical, em uma manobra difícil e que indica que ele pode ser reutilizado. Dez minutos depois da decolagem, a cápsula com as passageiras também chegou em terra firme. Todo o acompanhamento do voo, inclusive na preparação e no retorno das passageiras, pode ser visto no canal da empresa no YouTube.
Como foi a missão que levou Katy Perry ao espaço
A viagem espacial da Blue Origin ocorreu na mesma data prevista, o que nem sempre acontece devido a adiamentos por problemas técnicos ou condições climáticas. De acordo com a empresa, todas as etapas foram realizadas sem ocorrências.
Além de Katy, que disse ter o sonho de ir ao espaço há 15 anos, a tripulação da missão foi composta por outras cinco mulheres. Estavam na nave ex-cientista da NASA e empreendedora Aisha Bowe; Amanda Nguyen, pesquisadora de bioastronáutica (área que estuda a influência de viagens espaciais sobre seres vivos) e primeira vietnamita a ir ao espaço; a jornalista Gayle King; a produtora e filantropista Kerianne Flynn; e também Lauren Sánchez, atual esposa de Jeff Bezos, que é uma escritora e empresária premiada.
O lançamento é realizado por meio do foguete New Shepard e, depois de dois minutos e meio, o módulo tripulado se separa e segue ainda mais alto. A cápsula permite que as tripulantes tenham a experiência de uma gravidade reduzida, além de uma vista única da Terra e do espaço. A descida inicia após sete minutos, controlada por um sistema de propulsores e paraquedas.
Ao todo, a cápsula chegou a uma altitude de 107 km. Essa distância da superfície da Terra já é o suficiente para caracterizar o voo como uma viagem espacial — a chamada Linha de Kárman, que é o limite da atmosfera do planeta estabelecido pela astronomia, fica a 100 km acima do nível do mar.
Como é a cápsula da New Origin
Em uma postagem no Instagram feita horas antes da viagem, Katy mostrou em detalhes como é o interior do módulo acoplado ao foguete NS-31 que foi ao espaço. Ela fez um tour pela pequena cápsula de treinamento que replica com exatidão a original, incluindo o assento de cada passageiro.
Durante os dez minutos da viagem, o passageiro usa protetores de ouvido que ajudam a reduzir os ruídos dos equipamentos. Além disso, é preciso manter os cintos afivelados a todo momento, em especial por causa da aceleração da gravidade durante a descida.
A Blue Origin, que não tem qualquer relação com a Amazon, fez a primeira viagem espacial turística privada em julho de 2021. Desde então, ela já realizou o percurso mais dez vezes, inclusive levando celebridades entre a tripulação — como o ator William Shatner, o capitão Kirk de Star Trek, além do próprio Bezos.
Além da empresa, a SpaceX também já iniciou reservas no campo do turismo no espaço e, em 2024, realizou até mesmo uma caminhada espacial privada. A Virgin Galactic é outra companhia que busca espaço na área, mas está em fase de hiato após mudanças estruturais e estratégicas.
- Confira ainda: A mentira sobre o lobo-terrível: animal extinto não foi 'revivido' por cientistas; entenda
Você sabe o que astronautas fazem com a roupa suja no espaço durante uma missão? Saiba aqui a resposta para essa curiosidade!
Fontes
Categorias