Viajar para Marte definitivamente se encaixaria na categoria "cilada de férias". Mas se você gosta de passar um perrengue em busca de belas, e áridas, paisagens, talvez uma viagem espacial de 16 meses agrade seus gostos peculiares por aventura.
Em sequência, Marte é o último planeta rochoso do nosso Sistema Solar, abrigado em uma atmosfera tênue, rica em dióxido de carbono. É conhecido por suas tempestades de areia ferozes e por ser o queridinho em história de ficção científica. Todos querem ir para o planeta vermelho.
Para essa viagem, além da câmera fotográfica, você terá que incluir na lista de itens indispensáveis: roupas contra radiação, cilindros de oxigênio e água, muita água. Os abrigos devem estar disponíveis para locação, e isso não é negociável. Barracas e sacos de dormir para uma noite ao relento são extremamente contraindicados.
Ainda quer planejar a rota de passeio? Vem que a gente de conta sobre alguns pontos "turísticos" imperdíveis.
Rota Marte Premium
Dunas Fantasmas
Já que você tem tempo e disposição, vamos iniciar com uma atividade tranquila, com duas opções de locais para escorregar em dunas. Marte foi moldado na maioria por suas tempestades de vento, que arrastam consigo altas quantidades de sedimentos.
Se você tem um perfil mais conservador e metódico de exploração, pode iniciar pelas dunas presentes na Bacia de Hellas, no hemisfério sul do planeta.
Se objetivo é ser um pouco mais ousado, pode iniciar seu passeio pelas dunas do "Noctis Labyrinthus" (Labirinto da Noite, em tradução literal), onde as dunas são bastante íngremes. Ótimo local para prática do Sandboard. Mas esteja com a saúde em dia para escalar duna acima.
Gostos explosivos
Se você prefere aventuras mais quentes, pode se encantar pela opção de passeios pelos vulcões. A Região de Tharsis abriga grande parte da cadeia vulcânica do planeta vermelho.
Você pode optar por visitar apenas um dos vulcões, o mais imponente e maior dos vulcões do Sistema Solar: o Monte Olimpo, com seus magníficos 25 km de altura. Contudo, sua escalada não deve representar um grande desafio, pois ele possui um baixo índice de elevação, sendo uma grande (gigantesca) rampa, até o cume.
Mas outros vulcões também podem ser explorados na região, como: Monte Ascraeus, Monte Pavonis e Monte Arsia. Ao todo, a região é composta por 12 vulcões. Assim, você pode fazer uma visita com foco apenas na vulcanologia.
Polos
Os polos de Marte também são atração e tanto. Ainda que não haja água, ao menos até onde sabemos hoje, você ainda poderá esquiar nos polos do planeta vermelho. Mas o gelo que você irá encontrar lá, será formado pela condensação do dióxido de carbono. Então, por favor, não experimente o gelo.
- Saiba também: Por que o campo magnético de Marte é tão fraco?
E fique atento para as estações nos polos. No inverno você poderá encontrar gelo em ambos os polos, contudo, no verão, o gelo desaparece completamente no polo norte. Já no sul, é possível encontrar alguns resquícios.
Opções extras para o tour marciano
Se você gosta de se aprofundar nas marcas deixadas pelos processos de erosão e colisões, talvez uma visita à Cratera Hale, com suas belas linhas de inclinação, a Formação da Medusa, que ainda guarda um mistério sobre sua formação, a Cratera de Gale e seu monte e o Vales Marineris.
Há novidades em Marte para todos os gostos, desde que você goste de lugares desertos com tempestades de areia e com um total de zero água.
Escolhendo lugares mais acolhedores
Marte tem sido um objeto de desejo há muitos anos. Ainda que nenhum ser humano tenha de fato colocado os pés no planeta, nós possuímos olhos tanto na superfície quanto em sobrevoos ocasionais.
Mesmo com anos de pesquisa e espiadelas limitadas sobre o planeta, pudemos vasculhar e conjecturar algumas informações sobre nosso vizinho planetário, obtendo informações valiosas, que talvez, em futuro próximo, ou em décadas, torne possíveis viagens tripuladas e visitas científicas ao planeta.
Porém, a falta de água potável, a fina atmosfera que não comporta oxigênio e deixa o planeta exposto à radiação do Sol, são ainda entraves para podermos vislumbrar "passeios" na próxima década, ainda que esses sejam os planos das agências espaciais. Até lá, planejamos aventuras e aguardamos o momento de poder concretizá-las.
Ainda animado com a ideia? Então descubra quanto tempo você levaria para dar a volta em Marte, caminhando! Boa férias com a TecMundo e até mais!
Fontes
Categorias