De que a Terra está sob estresse extremo, ninguém duvida, e os sintomas (que todos nós sofremos) estão aí para provar isso. No entanto, para conseguirmos adquirir uma verdadeira consciência planetária, que nos leve a repensar nossa relação com o planeta, precisamos primeiro conhecê-lo.
Não se trata apenas de adquirir um conhecimento de quiz, mas conseguir saber que, desde a fragilidade dos recifes de corais às geleiras da Antártida e à secura do deserto do Atacama, há vida pulsando em cada canto da Terra. Confira baixo alguns exemplos:
8 fatos curiosos sobre o Planeta Terra
Recifes de coral são a maior estrutura viva da Terra
Não se iluda com a palavra "recife", pensando que é rocha. Os recifes de coral são um ecossistema complexo formado por diversos organismos vivos. Eles são compostos por bilhões de pequenos animais marinhos chamados pólipos de coral, que secretam um esqueleto de carbonato de cálcio.
Essas estruturas são verdadeiras "cidades subaquáticas" que hospedam uma incrível variedade de organismos. Um único recife de coral pode abrigar dezenas de milhares de espécies diferentes, aí incluídos peixes, crustáceos, moluscos, vermes, algas, bactérias e muitos outros organismos vivendo em simbiose
A Antártida hospeda a maior camada de gelo do planeta
Embora o discurso historicamente dominante nos faça pensar que a maioria do gelo do planeta está no hemisfério norte, 70% da água doce da Terra e 90% do seu gelo estão bem pertinho de nós, logo depois do Cabo Horn, no Chile.
Ali começa a Antártida, o continente mais ao sul e o mais gelado do planeta, com uma camada de gelo que chega a 30 milhões de quilômetros cúbicos, temperaturas que podem cair a -89,2 °C e ventos de até 320 km/h.
O planalto tibetano é o "terceiro polo" da Terra
Localizado na Ásia Central, o planalto tibetano é chamado de "terceiro polo" por abrigar a maior reserva de água doce fora dos polos. Existem naquela região mais de 46 mil geleiras que alimentam rios essenciais como o Mekong e o Yangtze, sustentando milhões de pessoas não só no Tibete, hoje uma região autônoma da China, mas outros países como Índia, Nepal e Butão.
As árvores são respiradores do planeta
Cobrindo 30% da superfície terrestre, as árvores são vitais no combate às mudanças climáticas, abrigando 80% da biodiversidade do planeta e absorvendo oito gigatoneladas de CO2 anualmente.
Além dessa função de "pulmão" que equilibra os ciclos de carbono e oxigênio essenciais para a vida na Terra, elas também reduzem a quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera.
O Atacama é o lugar mais seco da Terra
O deserto do Atacama, na América do Sul, é o lugar mais seco da Terra, exceto os vales secos da Antártida, com menos de 1 mm de chuva anual em seus 100 mil km². Seu clima extremo resulta da barreira montanhosa da Cordilheira dos Andes (que represa os ventos úmidos do oceano), além da Corrente Frias de Humboldt que, ao trazer águas geladas da Antártida para a costa chilena, reduz a umidade e impede a formação de nuvens de chuvas na região.
O polo magnético da Terra está viajando para a Sibéria
Diferente do Polo Norte geográfico, que é um local fixo, o norte magnético da Terra, que é para onde as bússolas apontam, está em movimento. E essa viagem está aumentando, chegando atualmente a 50-60 km por ano em direção à Sibéria.
Até a década de 1990, o polo magnético ficava 1,6 mil km ao sul do polo geográfico, em uma região do Canadá. No entanto, alterações no fluxo de materiais no núcleo externo da Terra aceleraram esse deslocamento.
A Terra tem miolo mole
Embora pareça uma brincadeira, a frase é real: o interior da Terra, com sua consistência semissólida devido a altas temperaturas e pressões, permite que o manto flua e se mova, logicamente em escalas de tempo geológicas.
Essa textura fluida e dinâmica é a responsável por processo geológicos fundamentais, que moldaram nosso planeta, como placas tectônicas, atividade vulcânica e terremotos.
Gostou do descobrir esses fatos curiosos sobre o nosso planeta? Então, compartilhe a matéria em suas redes sociais. Até mais!
Fontes
Categorias