O ano de 2025 começará com um espetáculo celeste digno de um grande recomeço! Janeiro, o primeiro mês do calendário, trará ao céu um convite para renovar nosso fascínio pelo universo: entre noites estreladas e vislumbres impressionantes dos planetas vizinhos, o céu noturno será um lembrete do infinito que nos cerca!
O destaque astronômico de janeiro está a encargo da chuva de meteoros Quadrântidas que promete iluminar o início do ano com um show de luzes no firmamento.
Logo nos primeiros dias de 2025, na noite do dia 3 e nas primeiras horas da manhã do dia 4 de janeiro, ocorrerá o pico da chuva de meteoros Quadrântidas.
- Saiba também: O que são chuvas de meteoros e como elas se formam?
Trata-se de um evento de médio porte, capaz de produzir até 40 meteoros por hora em seu pico. Acredita-se que seja produzida por grãos de poeira deixados para trás por um cometa extinto, conhecido como 2003 EH1, que foi descoberto há pouco mais de 20 anos.
A chuva ocorre anualmente entre os dias 1 e 5 de janeiro e, este ano, a Lua crescente irá se por logo no início da noite, deixando o céu suficientemente escuro para o que deve ser um excelente show.
Para melhor visualização, o ideal é buscar um local escuro após a meia-noite. Os meteoros irradiarão da constelação de Bootes e, embora seja melhor observada no Hemisfério Norte, eles poderão aparecer em qualquer lugar do céu.
Já no dia 10 de janeiro, o planeta Vênus atingirá a maior elongação oriental de 47,2 graus do Sol. Este é o melhor momento para ver Vênus, pois ele estará em seu ponto mais alto acima do horizonte no céu noturno. O planeta será o ponto mais brilhante no céu ocidental logo após o pôr do Sol.
KristiNo dia 16, por sua vez, Marte, o planeta vermelho, estará em sua maior aproximação da Terra e sua face estará totalmente iluminada pelo Sol. Ele estará mais brilhante do que em qualquer outra época do ano e será visível a noite toda. Este será o melhor momento para vê-lo e fotografá-lo!
O uso de aplicativos como o Carta Celeste, o Stellarium e o Star Walk 2 são ótimos aliados para observação e identificação de objetos no céu!
Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de janeiro de 2025
03/01 e 04/01: Máxima atividade da chuva de meteoros Quadrântidas;
06/01: Lua em Quarto Crescente;
10/01: Vênus em maior elongação oriental (melhor visualização);
13/01: Lua Cheia;
16/01: Marte em maior aproximação da Terra;
21/01: Lua em Quarto Minguante;
29/01: Lua Nova;
Céus limpos e boas observações!
Em 2025, mantenha-se sempre atualizado os todos os eventos astronômicos, aqui no TecMundo e aproveite para compartilhar o calendário astronômico de janeiro em suas redes sociais!
Fontes
Categorias