A NASA selecionou duas empresas de exploração e transporte espacial para levar equipamentos em futuras missões tripuladas para a Lua. A agência norte-americana ainda não oficializou os pedidos, mas revelou os planos oficialmente nesta semana.
A SpaceX, de propriedade de Elon Musk, e a Blue Origin, chefiada por Jeff Bezos, são as duas companhias escolhidas pela NASA. Já parceiras de longa data da agência, elas farão parte de etapas preparatórias do Artemis, o projeto de longo prazo dos EUA para fazer uma nova viagem à Lua com astronautas.
São previstas ao menos duas grandes missões envolvendo as empresas parceiras. Para isso, ambas devem primeiro desenvolver versões para transporte de carga dos atuais sistemas de transporte e pouso para seres humanos.
No caso da SpaceX, a Starship será adaptada para transportar até o satélite natural um rover pressurizado para deslocamento no local. Já a Blue Origin vai entregar um módulo de habitat na superfície lunar que servirá de acomodação provisória para os astronautas durante uma missão.
A NASA fará a proposta oficial para as empresas no começo de 2025. De acordo com o cronograma atual da agência, as missões devem acontecer apenas a partir de 2032, em diferentes fases do projeto Artemis de volta à Lua em viagens tripuladas.
O futuro da NASA na Lua
A NASA já adiou algumas vezes o retorno de missões tripuladas para a Lua, desde o encerramento do programa Apollo. O prazo anterior previa uma missão ainda em 2024, que não tem mais chances de ocorrer.
Composto por várias etapas realizadas ao longo de anos, o projeto Artemis de volta ao satélite natural tem como objetivo "explorar mais da Lua do que antes", inclusive como preparação para futuras tentativas de pouso em Marte.
A ideia é estabelecer sistemas avançados de transporte espacial, habitação e mobilidade na superfície lunar para permitir a expansão de missões exploratórias.
Fontes