Os fãs de astronomia já podem preparar o binóculo e a câmera fotográfica! Isso porque na noite desta sexta-feira (15) a última superlua do ano ficará visível no céu noturno. A expectativa é que o satélite pareça até 14% maior e 30% mais brilhante.
No Brasil, a previsão é que o satélite apareça no horizonte no fim da tarde, por volta das 18h45. Vale lembrar que é possível admirar a superlua a olho nu, sem a necessidade de nenhum equipamento espacial, como telescópios, por exemplo.
- Saiba também: As fases da lua afetam o humor das pessoas?
Esta é a quarta e último superlua de 2024. As três primeiras aconteceram em agosto, setembro e outubro, respectivamente. A maior delas, porém, foi a vista no mês passado.
Agora, a próxima superlua deve ocorrer apenas no dia 5 de novembro de 2025.
O que é uma superlua?
A Superlua ocorre quando a Lua está em seu ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu, e simultaneamente ocorre uma Lua cheia. Quando atinge esse ponto, o satélite fica com um aspecto de até 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal.
Isso acontece porque a órbita da Lua é elíptica – ou seja, em alguns momentos o satélite está mais distante ou mais perto da Terra. Quando está mais próxima, a Lua fica a cerca de 363.300 quilômetros de nós (a distância média é de 384.400 quilômetros).
Vai acompanhar a superlua desta sexta-feira? Se sim, mande a sua foto do fenômeno para nós nas redes sociais do TecMundo!
Categorias