Este texto foi escrito por um colunista do TecMundo; saiba mais no final.
Anualmente são divulgadas tendências fitness, mundiais representadas em categorias para mostrar o que pode bombar nesse universo. O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) realiza pesquisa com profissionais de Educação Física, treinadores, professores e profissões relacionadas ao exercício e esporte, para entender o que esperar no mercado fitness no ano seguinte. Essa semana foram publicadas as 20 tendências fitness para o mundo em 2025.
Apesar dos dados confirmarem que o mundo está mais inativo fisicamente do que nunca, ou seja, parece que os níveis de atividade física da população mundial estão reduzindo, ao invés de aumentar, o mercado fitness está em expressivo crescimento.
Vivemos a Era do Fitness, mesmo que infelizmente esse movimento não impacte a vida de todos.
O 19º ano consecutivo da pesquisa é parte da edição de novembro e dezembro da revista científica Health and Fitness Journal, e sempre inicia da mesma forma: diferenciando tendência e moda, pois são conceitos que podem ser confundidos:
- Moda é algo passageiro, que tem grande entusiasmo, mas por breve período;
- Tendências representam o desenvolvimento geral de uma área ou maneira como as pessoas estão se comportando. São as tendências o alvo da pesquisa em discussão.
Saiba o que estará em alta no mundo fitness em 2025
Top 1 – Tecnologias vestíveis
A tendência número 1 do ranking não foi novidade: tecnologias vestíveis. O movimento de adicionar dispositivos ao corpo durante os exercícios, incluindo relógios smart, pulseiras, fitas, óculos e os mais novos anéis, os quais rastreiam, medem e registram dados enquanto nos movimentamos, parece continuar.
Alguns dados são comuns nos dispositivos, como número de passos, frequência cardíaca, distância e tempo percorridos, além de dados de sono.
Tecnologias vestíveis são a tendência número 1 no mundo.Fonte: Getty Images
Top 2 – Aplicativos para exercícios
Em plena ascensão ano após ano, estão os aplicativos fitness. Em 2023, foram 850 milhões de downloads de aplicativos de fitness por quase 370 milhões de usuários. Os aplicativos já foram temas de outras colunas aqui e eles podem ser companheiros de treino interessantes.
Acompanhar dados e sua evolução nos treinos, até pela sincronização com dispositivos vestíveis, pode prover feedback para nos sentirmos competentes para continuar.
Aplicativos fitness são a tendência número 2 no mundo.Fonte: Getty Images
Top 3 – Programas fitness para idosos
A terceira tendência pode ser consequência do envelhecimento da população, sendo notável o aumento de pessoas acima dos 65 anos e o exercício nos faz, além de viver mais, viver melhor.
Programas de exercícios para idosos são tendências fitness número 3 no mundo.Fonte: Getty Images
Combater a sarcopenia – redução de força e massa muscular, é importante nessa população, em que se recomenda, além da atividade física aeróbica por 2 horas e meia por semana, o exercício de força por três vezes. Aposentadoria não deve ser sinônimo de mais tempo parado, mas sim com mais tempo para movimento corporal.
Top 4 – Exercício para perda de peso
Ao mesmo tempo que a população vive mais, parece que também ganha peso. O exercício físico atua como adjuvante no tratamento de sobrepeso e obesidade, que deve incluir atividade aeróbica, treinamento de força e mudanças na dieta, formando uma estratégia completa contra o ganho de peso excessivo, pois essa é uma pandemia.
Exercício para perda de peso é a tendência número 4 no mundo.Fonte: Getty Images
No processo de emagrecimento, é importante manter ou ganhar massa muscular, conforme destaca Gabrielle Lyon na obra “A revolução dos músculos”. Para ela, há uma obsessão da sociedade por perder gordura e falta de foco sobre os músculos, sendo esse o caminho errado. Para Lyon, a musculatura deve ser o alvo para uma saúde melhor, o que pode ser explorado pela próxima tendência.
Top 5 – Treinamento de força tradicional (musculação)
A musculação, por mais antiga que seja, se mantém entre as tendências fitness. Mas parece que a maioria das pessoas não cumpre a recomendação de, para adultos, realizar atividades de fortalecimento por pelo menos duas vezes na semana.
Treinamento de força - musculação, é a tendência fitness número 5 no mundo.Fonte: Getty Images
O top 10 de tendências fitness para 2025
Completando as 10 primeiras tendências fitness, mundiais, estão: o HIIT em 6º lugar. O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é uma opção para os que tem falta de tempo e gostam de se esforçar um pouco mais. O treinamento baseado em tecnologia está em 7º, como aulas com monitoramento de dados, como frequência cardíaca, em tempo real.
Exercício físico e saúde mental apareceu na 8ª colocação. O exercício nos protege de ansiedade e depressão, mas também promove bem-estar psicológico, melhorando o humor.
O treinamento funcional, modalidade que une diversas capacidades físicas em um mesmo treino, aparece como a 9ª tendência fitness e o coaching em saúde e bem-estar na 10ª posição.
As tendências refletem as possíveis vertentes que podem dominar o mercado fitness no ano, você pode se aproveitar de algumas no sentido de se manter ativo. Apesar do ranking, é importante que cada um encontre uma atividade que goste, ou seja, sua própria tendência. Semana que vem descobriremos quais as tendências fitness específicas para o Brasil!
***
Fábio Dominski é doutor em Ciências do Movimento Humano e graduado em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Professor universitário e pesquisador do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (LAPE/UDESC). Faz divulgação científica nas redes sociais e em podcast disponível no Spotify. Autor do livro Exercício Físico e Ciência - Fatos e Mitos.
Cupom Centauro
Precisando de roupas para academia ou corrida? Aproveite o cupom Centauro e garanta descontos exclusivos em suas compras!
Fontes