Ferro: o metal que ajudou a moldar a vida na Terra

Imagem de: Ferro: o metal que ajudou a moldar a vida na Terra
Imagem: Getty Images

Novo estudo realizado por pesquisadores da Caltech, Universidade de Michigan e da Universidade de Califórnia em Los Angeles, descrevem o papel em potencial do ferro na formação e manutenção da vida na Terra.

Segundo o estudo, no processo de formação do nosso planeta, os primeiros mares e oceanos estavam repletos de uma forma solúvel de ferro, que pode ter "dominado" os primeiros organismos vivos, dando subsídios para funcionalidade dessas primeiras células orgânicas.

Saiba mais sobre o papel do ferro e de outros metais para formação e manutenção da vida na Terra, assim como o motivo para que você esteja com seu hemograma em dia.

O ferro II, solúvel em água, poderia ser tão abundante a ponto de "mascarar" a existência de outros tipos de metais de transição.O ferro II, solúvel em água, poderia ser tão abundante a ponto de "mascarar" a existência de outros tipos de metais de transição.Fonte:  GettyImages

Já fez seu hemograma hoje?

Nem tudo o que está viajando nas células do nosso corpo, e nos corpos de outros organismos vivos, é orgânico. Uma parcela significativa de minerais, sais e água são fundamentais para que todos os nossos sistemas se mantenham em perfeito equilíbrio.

Quando você lê nos rótulos dos alimentos que há adição de ferro, zinco, magnésio, entre outros metais, chamados comumente de "sais minerais", de fato, há uma pequena parcela desses elementos compondo o hall nutricional daquela refeição.

Sempre leia a tabela nutricional em busca de alimentos mais completos, menos processados e mais saudáveis.Sempre leia a tabela nutricional em busca de alimentos mais completos, menos processados e mais saudáveis.Fonte:  Getty Images

Isso ocorre porque nosso corpo necessita de uma gama de minerais inorgânicos, chamados de minerais essenciais, que são: sódio, cloreto, potássio, bicarbonato, cálcio, fosfato, magnésio, nitrato, ferro, nitrito, cobre, sulfato, manganês, zinco e cobalto.

Cada um desses elementos desempenha funções específicas nas nossas células e permite o transporte de oxigênio, transcrição de DNA e RNA, respiração celular, aporte de energia, transmissão de sinais do sistema nervoso, além da formação de dentes, ossos e inúmeras outras funções.

O ferro, em específico, desempenha funções de transporte de gases no sangue (oxigênio e gás carbônico), participa da oxidação da glicose, além de contribuir para o fortalecimento de imunidade e na obtenção de energia por processos celulares.

As hemoglobinas são proteínas de estrutura quaternária, podendo carregar até quatro átomos de ferro.As hemoglobinas são proteínas de estrutura quaternária, podendo carregar até quatro átomos de ferro.Fonte:  Getty Images

A falta de ferro no organismo pode causar doenças moderadas a graves, como a afamada anemia. Essa doença nada mais é do que a incapacidade do nosso corpo de produzir e manter quantidades suficientes, ou a qualidade das hemoglobinas, uma proteína do sangue.

As hemoglobinas são estruturas quaternárias que graças ao ferro, possuem a capacidade de se ligar e transportar moléculas de oxigênio e gás carbônico pela corrente sanguínea.

Sem ferro, há diminuição da produção de hemoglobinas e diminuição no transporte gasoso e oxidação de glicose. Sem oxigênio e sem energia, o corpo padece. Já fez seu hemograma do ano?

Já ouviu falar em anemia falciforme?Já ouviu falar em anemia falciforme?Fonte:  Getty Images

Existem outros tipos de anemia causados pela má formação das hemácias, no entanto, o resultado é praticamente o mesmo. O formato anômalo impede a ligação correta entre os átomos de ferro e as moléculas de oxigênio e gás carbônico, causando insuficiência nos processos celulares e desequilíbrio no funcionamento normal do organismo.

Assim, ainda que haja outros minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, o ferro continua sendo o carro chefe para a vida, e parece que foi ele o responsável para que a vida em si exista na Terra.

Nascidos no Ferro!

Segundo a pesquisa publicada na PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), o ferro foi o precursor da vida na Terra. Segundo dados estimados pelo estudo, no princípio do mundo, o ferro do tipo II, solúvel em água era o mineral essencial mais abundante nos oceanos.

As primeiras moléculas orgânicas vivas podem ter interagido com o mineral, que passou a desempenhar papel crucial nas atividades celulares, dando aporte para produção de energia, processos de transcrição genômica, dentre outras atividades celulares.

Até a oxigenação do planeta, o ferro imperou nos processos celulares.Até a oxigenação do planeta, o ferro imperou nos processos celulares.Fonte:  Getty Images

A ideia dos pesquisadores admite que esses primeiros processos tenham sido estimulados unicamente pela interação com ferro, diferentemente do pensamento corrente de que todos os minerais essenciais tenham desempenhado papéis desde os primórdios da vida.

Ainda segundo o estudo, os demais elementos passaram a ser relevantes na vida celular a partir do Grande Evento de Oxigenação, onde o Ferro II passou por um processo de oxidação, tornando-se Ferro III, insolúvel em água.

Assim, devido a um processo de adaptação, a vida primitiva desenvolveu formas de substituir esse ferro "indisponível", passando a interagir e utilizar outros elementos essenciais como zinco, magnésio e cobalto.

A variação nos trouxe também complexidade nos organismos.A variação nos trouxe também complexidade nos organismos.Fonte:  Getty Images

Contudo, ainda que os modelos do estudo apresentem argumentos bastante relevantes em prol dessa teoria, a vida na Terra, continua sendo um dos mistérios da ciência.

As interações simples com ferro podem de fato ter desencadeado processos mais complexos, que posteriormente agruparam outros elementos para manutenção de suas funções, mas ainda há um longo caminho a percorrer até que possamos compreender como esses organismos primevos se desenvolveram, multiplicaram e se complexificaram a ponto de iniciar vida funcional na Terra.

Mas até lá, podemos nos considerar, ainda que anedoticamente, seres forjados e moldados no ferro.

E quer saber como o ferro tem contribuído para moldar outros mundos? Então continue acompanhando o TecMundo. E se você pegou a referência sobre "nascidos no ferro", comente o lema da casa em nossas redes sociais. Até breve!