Cientistas recriam som do campo magnético da Terra há 41 mil anos; ouça!

2 min de leitura
Imagem de: Cientistas recriam som do campo magnético da Terra há 41 mil anos; ouça!
Imagem: Getty Images

O evento de Laschamp ocorreu há aproximadamente 41 mil anos, quando o campo magnético da Terra se inverteu e enfraqueceu, perdendo quase 95% de sua força em comparação com as medições atuais. Os cientistas acreditam que, durante esse período, a inversão gerou um som característico, que não pôde ser registrado devido à falta de tecnologia na época. Agora, um grupo de pesquisadores decidiu recriar esse som.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Técnica da Dinamarca e do Centro Alemão de Pesquisa em Geociências utilizou dados da missão Swarm, da Agência Espacial Europeia (ESA), para aprofundar a compreensão desse evento histórico da Terra. Com base em um conjunto de dados científicos, eles conseguiram criar uma ‘visualização sonora’ que representa como pode ter sido o som desse evento milhares de anos atrás

Por meio de um mapeamento do movimento das linhas do campo magnético da Terra durante o evento Laschamp, os pesquisadores conseguiram criar um áudio estéreo com sons que lembram cenas de filmes de terror. Segundo os cientistas, eles utilizaram gravações de ruídos naturais, como o ranger de madeira e queda de pedras, para produzir o áudio; o resultado parece uma transmissão de rádio alienígena.

“O som do campo magnético da Terra, a primeira versão da sonificação do campo magnético produzida com dados do Swarm, foi originalmente reproduzido por meio de um sistema de 32 alto-falantes instalado em uma praça pública em Copenhague, com cada alto-falante representando mudanças no campo magnético em diferentes lugares do mundo ao longo dos últimos 100.000 anos”, um comunicado da ESA descreve.

Campo magnético da Terra

A primeira versão do áudio foi reproduzida em uma praça pública em Copenhague, na Dinamarca, por meio de 32 alto-falantes. As informações coletadas pela missão Swarm estão sendo usadas em diversos estudos relacionados ao campo magnético da Terra, não apenas para recriar sons. Os equipamentos do satélite também podem ser utilizados para estudar o manto, a crosta, os oceanos, a ionosfera e a magnetosfera.

Há 41 mil anos, a força do campo magnético da Terra caiu para apenas 5%, gerando a sonificação recriada pelos cientistas.Há 41 mil anos, a força do campo magnético da Terra caiu para apenas 5%, gerando a sonificação recriada pelos cientistas.Fonte:  ESA 

Na época do evento Laschamp, os polos magnéticos da planeta trocaram de posição por algum tempo, o que pode ter gerado impactos nos habitantes primitivos do planeta. Por exemplo, a inversão pode ter desencadeado várias mudanças climáticas devido ao efeito dos raios cósmicos na camada de ozônio. Por fim, os pesquisadores continuarão estudando os efeitos do campo magnético terrestre.

“A paisagem sonora foi feita usando gravações de ruídos naturais como madeira rangendo e pedras caindo, misturando-os em sons familiares e estranhos, quase alienígenas. O processo de transformação dos sons com dados é semelhante à composição de música a partir de uma partitura”, a ESA acrescenta.

Ficou com alguma dúvida? Conta para gente em nossas redes sociais e aproveite para ouvir a playlist do Sistema Solar criada pela NASA. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.