Antropoceno: período que marca impacto humano pode ter iniciado em 1952

Imagem de: Antropoceno: período que marca impacto humano pode ter iniciado em 1952
Imagem: Getty Images

Em um novo estudo publicado na revista científica Earth, Atmospheric, and Planetary Sciences, um grupo de pesquisadores sugere que o Antropoceno, o período geológico que marca o impacto das atividades humanas na Terra, pode ter começado em meados da década de 1950.

Compreender o Antropoceno pode ser uma tarefa complicada, especialmente ao tentar determinar quando tudo isso começou, já que o impacto humano na Terra iniciou há milhares de anos.

De acordo com outros artigos, há registros dos primeiros impactos dos humanos na Terra há 12 mil anos, com o início da agricultura; há 8 mil anos, com as sociedades agrícolas; e há cerca de 5 mil anos, com o desenvolvimento do cultivo de arroz por irrigação. Podem parecer pequenas mudanças, mas para um planeta que nunca havia passado por essas transformações, é algo relativamente impactante.

Se isso ocorreu enquanto ainda vivíamos em uma sociedade primitiva, imagine as mudanças provocadas pela Revolução Industrial na Europa, entre os anos de 1700 e 1800. Após analisarem diversas informações, os cientistas do novo estudo sugerem que o Antropoceno pode ter começado especificamente em 1952, um período marcado por vários tipos de impactos da atividade humana no planeta.

Alguns geólogos, ainda rejeitam a proposta que a Terra, está no Antropoceno, por falta de evidências mais profundas que comprovem o novo período geológico do planeta.Alguns geólogos, ainda rejeitam a proposta que a Terra, está no Antropoceno, por falta de evidências mais profundas que comprovem o novo período geológico do planeta.Fonte:  Getty Images

“Nosso estudo revelou que o número de impressões digitais antropogênicas em estratos globais começou a aumentar abruptamente de 1952 ± 3 EC. Este sinal pode refletir o início de mudanças-chave induzidas pelo homem no sistema da Terra, fornecendo evidências estratigráficas inequívocas. Este aumento síncrono sem precedentes tem significância potencial para definir o início do Antropoceno no futuro”, é descrito na introdução do estudo.

Antropoceno: impacto humano na Terra

Durante o estudo, os cientistas analisaram registros antropológicos em 137 locais ao redor do mundo, datados de até 7.700 anos. Eles concluíram que o Antropoceno pode ter começado em três períodos específicos.

Primeiro, eles consideraram que poderia ter ocorrido entre 1855 e 1890, devido às mudanças provocadas pela Revolução Industrial. Em segundo lugar, acreditam que poderia ter iniciado entre 1909 e 1944, em função do aumento das concentrações de carbono. Por fim, investigaram que também poderia ter começado entre 1948 e 1953, por conta de poluentes, microplásticos, gases de efeito estufa, entre outros fatores.

Além da vida humana, essas mudanças também afetam profundamente a natureza e o reino animal.Além da vida humana, essas mudanças também afetam profundamente a natureza e o reino animal.Fonte:  Getty Images

Na conclusão dos autores, a última opção é a provável, pois eles observaram um rápido aumento da atividade humana em estratos geológicos na Europa, Oceania, Antártida, América do Norte, entre outras regiões. Especificamente, esse aumento começou a mostrar mais mudanças a partir de 1952.

“Após essa explosão global de impressões digitais, profundas mudanças em escala planetária, incluindo desvios das condições climáticas naturais estabelecidas, começam. Esse aumento sem precedentes em sinais antropogênicos em todo o mundo sugere que as influências humanas começaram a corresponder a muitas forças naturais que controlam os processos e ciclos e sobrecarregam parte do funcionamento do sistema da Terra por volta de 1952”, o estudo acrescenta.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais estudos sobre a Terra aqui no TecMundo e aproveite para entender o que é o antropoceno lunar. Até mais!