Terra pode ter apresentado sistema de anéis como em Saturno, diz estudo

Imagem de: Terra pode ter apresentado sistema de anéis como em Saturno, diz estudo
Imagem: Oliver Hull

Aparentemente, Saturno não é o único planeta do Sistema Solar a apresentar anéis compostos de poeira, gás, pequenas rochas e outros detritos espaciais — a Terra também já pode ter apresentado suas próprias ‘listras’. Segundo um novo estudo publicado na revista Earth and Planetary Science Letters, a Terra já formou um anel ao seu redor há milhões de anos.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Monash, na Austrália, afirma ter encontrado evidências de que a Terra pode ter exibido um sistema de anel há aproximadamente 466 milhões de anos. Para chegar a essa conclusão, os cientistas realizaram simulações das placas tectônicas durante o período Ordoviciano, quando a Terra foi frequentemente bombardeada por meteoritos.

No estudo, eles analisaram 21 crateras de impacto de asteroides, todas localizadas a 30 graus do Equador. Após colidir com a Terra, um grande asteroide se fragmentou e seus detritos formaram um enorme anel ao redor do planeta.

Além disso, os pesquisadores acreditam que esse fenômeno pode ter bloqueado parte da luz solar durante o Ordoviciano. Isso pode ter contribuindo para um dos períodos mais frios da Terra nos últimos 500 milhões de anos.

"Ao longo de milhões de anos, o material deste anel gradualmente caiu na Terra, criando o pico de impactos de meteoritos observados no registro geológico. Também vemos que camadas em rochas sedimentares deste período contêm quantidades extraordinárias de detritos de meteoritos", disse o principal autor do estudo e professor da Escola de Terra, Atmosfera e Meio Ambiente da Universidade Monash, Andy Tomkins.

Terra com um sistema de anéis

Caso os cientistas estejam corretos, a descoberta de um sistema de anéis na Terra mudaria completamente o nosso entendimento sobre um dos períodos mais frios que o planeta já presenciou, no final do Ordoviciano. A descoberta também indica que eventos espaciais podem ter exercido mais influência na Terra do que imaginávamos — afinal, se isso aconteceu, as temperaturas do planeta foram profundamente afetadas.

O mapa apresenta as áreas que ficavam próximo do Equador da Terra durante o Ordoviciano.O mapa apresenta as áreas que ficavam próximo do Equador da Terra durante o Ordoviciano.Fonte:  Earth and Planetary Science Letters

De qualquer forma, é importante destacar que os cientistas ainda precisam estudar profundamente o tema para compreender se a Terra realmente apresentou um sistema de anéis em um passado muito distante. Se isso de fato ocorreu, a equipe sugere que outros eventos semelhantes podem ter acontecido no passado da Terra e influenciado o clima do planeta.

“Dada a longevidade do pico de impacto e do acúmulo de detritos de condrito L hospedado em sedimentos, sugerimos que um anel de detritos se formou após esse evento de ruptura, do qual o material saiu de órbita para produzir a distribuição de crateras observada. Especulamos ainda que o sombreamento da Terra por esse anel pode ter desencadeado o resfriamento no período de 'casa de gelo' Hirnantiano”, o estudo conclui.

E você, já tinha imaginado como o planeta Terra seria, se ele tivesse anéis como Saturno? Conte para gente em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar a matéria com os seus amigos. Até a próxima!