Um asteroide recém-descoberto, batizado como 2024 PT5, está a caminho da Terra e será capturado temporariamente pela nossa atmosfera, ficando preso em órbita por quase dois meses, funcionando como uma segunda lua no céu. Em seguida, ele retomará a órbita do Sol, e continuará sua jornada pelo Sistema Solar.
No artigo publicado na revista Research Notes of the American Astronomical Society, os descobridores, Carlos de la Fuente Marcos e Raúl de la Fuente Marcos, pesquisadores de dinâmica de asteroides da Universidad Complutense de Madrid (UCM) preveem que o corpo celeste ficará "hospedado" na Terra entre 29 de setembro a 25 de novembro.
Esse tipo de ocorrência não é incomum, dizem os autores. "Objetos próximos à Terra (NEOs) que seguem trajetórias em ferradura e se aproximam do nosso planeta a curta distância e baixa velocidade relativa podem passar por eventos de minilua nos quais sua energia geocêntrica se torna negativa por horas, dias ou meses, mas sem completar uma revolução [volta completa] ao redor da Terra enquanto estão presos".
Segunda lua orbitará a Terra no final de setembro
O 2024 PT5 levará 53 dias para dar uma volta em torno da Terra.Fonte: Getty Images
O 2024 PT5 foi descoberto no dia 7 de agosto como parte do sistema de alerta precoce Asteroid Terrestrial-Impact Last Alert System (ATLAS). Embora pesquisas anteriores já tivessem descartado qualquer possibilidade de rota de colisão com a Terra, os autores suspeitaram que ele poderia ficar preso à nossa gravidade por um tempo.
Segundo os observadores, o asteroide é pequeno, com cerca de 10 metros de diâmetro, e é improvável que “seja artificial”, ou seja, não se trata de um pedaço de lixo espacial, como ocorreu com a “minilua” 2020 SO que era, na verdade, um foguete espacial de 1966 descartado pela NASA no espaço.
Medindo seu tamanho, velocidade e trajetória atuais, a dupla concluiu que o 2024 PT5 chegará próximo o suficiente da Terra para ser capturado pela gravidade. O estudo estima que o objeto dará uma volta completa em torno do nosso planeta, durante 53 dias. Ele pode ser parte de uma classe de NEOs chamada Arjuna, que têm órbitas de baixa excentricidade e baixa inclinação.
Como observar a nova minilua no céu?
Apesar de orbitar a Terra, o 2024 PT5 não será visível, nem por telescópios amadores.Fonte: Getty Images
Conforme o banco de dados de corpos pequenos da NASA JPL, a magnitude absoluta do 2024 PT5 é de apenas 27,6. Como quanto maior é a magnitude, menor o brilho, essa magnitude é muito fraca, e é pouco provável que você possa ter uma amostra da minilua, mesmo com um telescópio amador.
A evolução dinâmica de curto prazo do pequeno asteroide, que o diferenciou de uma possível origem artificial, é muito parecida com outro objeto natural, o asteroide 2022 NX 1, uma segunda lua de curta duração que esteve por aqui em 1981, retornou em 2022, e provavelmente pode retornar em 2051.
Quanto ao 2024 PT5, é provável o asteroide voltar a fazer várias incursões do tipo minilua. A previsão é de que ele retorne à Terra em janeiro de 2025, antes partir para uma longa jornada, com regresso somente em 2055.
Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais eventos celestes como esse aqui no TecMundo e aproveite para conhecer, a teoria de Vasin-Shcherbakov, que diz que a lua é uma nave alienígena.
Categorias